BLACK MIRROR, INTERNET DAS MENTES E EDUCAÇÃO

COMO MIGRAREMOS DA CULTURA DO EFÊMERO PARA AS SUPER MEMÓRIAS DA CEREBRALIDADE ARTIFICIAL?

Autores

Palavras-chave:

Black Mirror. Educação. Internet das mentes. Cerebralidade artificial.

Resumo

Diante da inquietação que a série Black Mirror promove, reflexões a respeito da articulação entre a internet das mentes, a cerebralidade artificial (SQUIRRA, 2016b) e a educação contemporânea foram realizadas. O presente artigo encontra-se incluído no contexto de uma dissertação de mestrado sobre Cibervídeos na Educação Online (MARTINS, 2017). O objetivo do presente estudo é refletir a respeito dos fenômenos da cibercultura retratados no episódio “The Entire History of You”, da série Black Mirror, que nos convidam a pensar sobre a educação contemporânea. A partir do método da Pesquisa-formação na Cibercultura (SANTOS, 2014) desenvolvemos uma ambiência formativa na disciplina eletiva Cineclube, do curso de Pedagogia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). A roda de conversa foi gravada, possibilitando a emergência de narrativas que contribuíram para a compreensão de que a evolução da cerebralidade artificial pode contribuir para a produção de conhecimento e para usos educacionais, ao potencializar processos de ensino e aprendizagem contextualizados com a educação na cibercultura.

Referências

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Publicado

2020-05-29

Como Citar

MARTINS, V.; SANTOS, E. BLACK MIRROR, INTERNET DAS MENTES E EDUCAÇÃO: COMO MIGRAREMOS DA CULTURA DO EFÊMERO PARA AS SUPER MEMÓRIAS DA CEREBRALIDADE ARTIFICIAL?. Communitas, [S. l.], v. 4, n. 7, p. 139–158, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2814. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático