Licenciatura em Pedagogia – UFBA (2002), Doutorado em Educação – UFBA (2010), com a tese Scr@ps de ódio no Orkut: cyberbullying contextos e ressonâncias da violência virtual que atinge o professor. É professora de Didática do Departamento II da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia. Membro do grupo de pesquisa FORMACCE em aberto - Grupo de Pesquisa em Currículo e Formação. E-mail: https://orcid.org/0000-0002-8389-4542telmabr@gmail.com
Graduando da Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Graduando de Jornalismo na Universidade Salvador. Bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC/UFBA).
O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações do episódio Engenharia Reversa, da série britânica Black Mirror, com o caso do jovem que foi torturado nos fundos de um supermercado em São Paulo por ter furtado uma barrinha de chocolate; assim como os discursos de ódio como ressonância da veiculação do ocorrido nas redes sociais. O texto dedicar-se-á revelar as sequelas dos prolixos e padecidos anos de racismo – provenientes do processo de escravização no Brasil – que afetaram e ainda afetam a vida e vivências do povo negro em solo nacional, evidenciando a importância da presença desse debate na educação básica brasileira. A abordagem metodológica deu-se através da revisão literária e análise de discursos de ódio. A criticidade sobre as concepções da falsa superioridade de raças impostas no século XVI e ratificadas pela sociedade contemporânea resulta na reflexão do espaço do povo negro e do seu poder de ruptura de fundamentos do racismo enraizado em solo brasileiro.
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