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Dossiê Temático

v. 4 n. 7 (2020): BLACK MIRROR E EDUCAÇÃO

BLACK MIRROR E O EPISÓDIO ENGENHARIA REVERSA: RELAÇÃO COM O CASO DO JOVEM NEGRO TORTURADO EM SÃO PAULO

Enviado
dezembro 19, 2019
Publicado
2020-05-29

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo analisar as relações do episódio Engenharia Reversa, da série britânica Black Mirror, com o caso do jovem que foi torturado nos fundos de um supermercado em São Paulo por ter furtado uma barrinha de chocolate; assim como os discursos de ódio como ressonância da veiculação do ocorrido nas redes sociais. O texto dedicar-se-á revelar as sequelas dos prolixos e padecidos anos de racismo – provenientes do processo de escravização no Brasil – que afetaram e ainda afetam a vida e vivências do povo negro em solo nacional, evidenciando a importância da presença desse debate na educação básica brasileira. A abordagem metodológica deu-se através da revisão literária e análise de discursos de ódio. A criticidade sobre as concepções da falsa superioridade de raças impostas no século XVI e ratificadas pela sociedade contemporânea resulta na reflexão do espaço do povo negro e do seu poder de ruptura de fundamentos do racismo enraizado em solo brasileiro.

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