MÍDIA E INFÂNCIA CONTEMPORÂNEA
os youtubers mirins brasileiros durante a pandemia
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-25Palavras-chave:
Mídia, Pandemia, Youtubers mirins.Resumo
O artigo ora apresentado analisa a produção e a atuação dos/as youtubers-mirins, durante a pandemia no Brasil, em seus canais do Youtube e Instagram, ou seja, o que elas têm produzido para seus/as seguidores/as, assim como apresentar estudos que versam sobre a criança e o impacto do consumo midiático; a criança produtora e disseminadora de conteúdo on-line e a influência que isso exerce no comportamento das mesmas. A metodologia é qualitativa, com abordagem exploratória, por meio de pesquisa bibliográfica, documental. Há propositadamente análise de conteúdo dos vídeos dos youtubers-mirins Biel, Juju e Lorena, disponibilizados em seus canais no Youtube e Instagram. Foi possível concluir que, os youtubers exercem um papel importante na vida das crianças que assistem aos vídeos das respectivas plataformas, especialmente neste momento de pandemia, que induz a maior tempo de permanência em casa e uso mais prolongado da internet.
Downloads
Referências
ARIÈS, Phillipe. História social da criança e da família. 2 ed. Tradução de Dora Flaksman. Rio de Janeiro: LTC, 1981.
BAUMAN, Zygmunt. Vida líquida. Trad. Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
BAUMAN, Zygmunt. Vida para consumo: a transformação das pessoas em mercadorias. Tradução por Carlos Alberto Medeiros. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2008.
BEZERRA, Luiza. A influência dos Youtubers no universo infantil. Dissertação (Mestrado em Administração de Empresas) – Programa de Pós-Graduação em Administração de Empresas (PPGA), Universidade de Fortaleza (UNIFOR), Fortaleza, 2018, 82 p.
COHN, Clarice. A Antropologia da criança. Rio de Janeiro: Editora Jorge Zahar, 2005.
DALETHESE, Thamyres Ribeiro. Faz de conta que todos nós somos youtubers: crianças e narrativas contemporâneas, Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Rio de Janeiro: 2017.
DIÁRIO DO NORDESTE. Cearense Juju Teófilo volta a viralizar no Instagram após pedir a Deus pelo fim da quarentena. Diário do Nordeste, 2020. Disponível em: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/verso/cearense-juju-teofilo-volta-a-viralizar-no-Instagram-apos-pedir-a-deus-pelo-fim-da-quarentena-1.2229188. Acesso em: 22 abr. 2021.
MEDEIROS, Tanísia Hipólito; CAPUTO, Eduardo Lúcia; DOMINGUES, Marlos Rodrigues. Insatisfação corporal em frequentadoras de academia. Jornal brasileiro de psiquiatria, vol.66, n.1, 2017, p.38-44. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_abstract&pid=S0047-
&lng=en&nrm=iso&tlng=p. Acesso em: 10 maio 2021.
MELO, Darcyane Rodrigues de. Infância Youtuber: um estudo sobre modos de ser criança na contemporaneidade, dissertação (Mestrado em educação), Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Canoas: 2018.
MOMO, Mariangela. Mídia e consumo na produção de uma infância pós-moderna que vai à escola. Tese (Doutorado em educação) - Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (FACED/PPGEDU/UFRGS). Porto Alegre, 2007, 366 p.
PALMEIRA, Alyne Nathálier da Silva; SCHURSTER, Karl. Revista Educação & Formação, Fortaleza, v. 5, n. 13, p. 195-214, jan./abr. 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/1123/1916. Acesso em: 20 fev. 2021.
PALUDETI, Bárbara. “Malhou, comeu”: menino brinca no Instagram com dificuldade da vida fitness. Site Viva bem - Uol. 2020. Disponível em: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2020/03/09/malhou-comeu-menino-brinca-com-dificuldade-da-vida-fitness-no-instagram.htm. Acesso em: 22 abr. 2021.
TOMAZ, Renata. Ciberpolítica, ciberativismo e cibercultura youtubers mirins: como a produção de conteúdo on-line por crianças sinaliza uma cultura lúdica digital. Associação nacional de pós-graduação e pesquisa em ciência sociais – ANPOCS, 2017. Disponível em: https://www.anpocs.com/index.php/papers-40-encontro-2/gt-30/gt02-25/10607-youtubers-mirins-como-a-producao-de-conteudo-on-line-por-criancas-sinaliza-uma-cultura-ludica-digital/file. Acesso em: 01 maio 2021.
WOODWARD, Kathrun. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Stuart Hall, Kathryn Woodward. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Communitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Communitas. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.