Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 7 n. 17 (2023): EDUCAÇÃO EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS E LINGUAGENS

CONTEXTUALIZANDO O DEBATE (E O COMBATE) NECESSÁRIO À UMA EDUCAÇÃO ANTIDIALÓGICA

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-18
Enviado
março 12, 2023
Publicado
2023-12-18

Resumo

A pandemia da COVID impactou, econômica, sanitária e socialmente, o mundo. É uma consequência da crise ambiental produzida por um modelo socioeconômico globalizado, tornando-se a maior emergência no pós-guerra apresentando situações contextuais e problemáticas diversas. Entretanto, movimentos negacionistas organizados entre 2020 e 2021, em especial no Brasil e EUA, conseguiram alienar uma parcela considerável das populações dos países em questão. O presente texto discute, de uma forma, introdutória, esse fenômeno social por meio, dos pressupostos estabelecidos na Pedagogia do Oprimido, em três partes. Na primeira parte, a explanação dos preceitos fundamentais do texto de Freire, envolvendo as relações entre opressores e oprimidos e a contradição inerente a dualidade opressor-oprimido. Na segunda parte, partimos de uma contextualização da educação antidialógica, através de instrumentos de opressão, por meio, de dispositivos de invasão cultural. Por fim, uma releitura crítica, a partir do cenário atual em maior escala, levando em consideração toda uma crise ambiental que fornece uma visibilidade evidente, no contexto da pandemia.

Referências

  1. BBC. Coronavírus: 4 fatores que explicam o impacto da covid-19 nos EUA, país com maior número de infectados e mortos. Disponível em: www.bbc.com/portuguese/internacional-52280762. 2021. Acesso em 28 de jan. de 2021.
  2. CHIARETTI, D. ONU: 2021 pode ser ano do “tudo ou nada” para salvar planeta de crise ambiental. Disponível em: https://www.savecerrado.org/onu-2021. 2021. Acesso em 19 de fev. de 2021.
  3. CORREIO BRAZILIENSE. Centenas de pessoas fazem protesto em Manaus contra fechamento do comércio, Fonte: www.correiobraziliense.com.br. 2020. Acesso em 26 de dez. de 2020.
  4. ESTATÍSTICA, G. Folha informativa sobre covid-19. Disponível em: https://www.google.com. 2021.CORONAVÍRUS-19. Acesso em 28 de jan. de 2021.
  5. FOLHA, U. Manifestantes protestam contra novo fechamento do comércio em Manaus, Disponível em: www.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/.shtml 2020. Acesso em 26 de dez. de 2020.
  6. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido . Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
  7. G1.GLOBO. Multidão faz protesto no centro de Manaus contra novo fechamento do comércio; vídeo. Disponível em: https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/.ghtml. 2020. Acesso em 26 de dez. de 2020.
  8. GUIMÓN, P. O que pensam as pessoas nos eua que, mesmo no epicentro da pandemia, protestam contra a quarentena. Disponível em: https://brasil.elpais.com/internacional/2020-05-10. 2020. Acesso em 05 de out. de 2020.
  9. HALLAL, P. C. SOS Brazil: science under attack. Correspondence. v. 397, issue 10272, p. 373-374, 2021.
  10. MOORE, S. History of COVID-19, Disponível em: www.news-medical.net/. 2021. Acesso em 28 de jan. de 2021.
  11. NEWS, O. Organização mundial da saúde declara novo coronavírus uma pandemia. Fonte: https://news.un.org/pt/story/2020/03/1706881. 2020. Acesso em 28 de jan. de 2022.
  12. OXFAM.BRASIL. O vírus da dasigualdade. Fonte: www.oxfam.org.br. 2022. Acesso em 29 de jan. de 2022.
  13. SAVIANI, D. Paulo Freire, centésimo ano: mais que um método, uma concepção crítica de educação. Educação e Sociedade. n. 41, 2021.
  14. SANTOS, V. P. Vanessa Prado dos Santos com a história? Jornal Vascular Brasileiro. 2020.
  15. SAÚDE, S. Linha do tempo do coronavírus no Brasil. Disponível em: www.sanarmed.com/linha-do-tempo-do-coronavirus-no-brasil. 2020. Acesso em 19 de mar. de 2020.
  16. SENADO. Atividade legislativa/Comissões. Disponível em: https://legis.senado.leg.br/comissoes/. 2021. Acesso em 28 de jan. de 2021.
  17. ZANDONAI, Roberta. As crises de clima, biodiversidade e poluição devem ser enfrentadas em conjunto – novo relatório do PNUMA, www.unep.org/pt-br/noticias-e-reportagens. 2021. Acesso em 18 de fev. de 2021.