CONTEXTUALIZANDO O DEBATE (E O COMBATE) NECESSÁRIO À UMA EDUCAÇÃO ANTIDIALÓGICA
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.7.17-18Keywords:
Educação, Educação Dialógica Coisificação do SerAbstract
A pandemia da COVID impactou, econômica, sanitária e socialmente, o mundo. É uma consequência da crise ambiental produzida por um modelo socioeconômico globalizado, tornando-se a maior emergência no pós-guerra apresentando situações contextuais e problemáticas diversas. Entretanto, movimentos negacionistas organizados entre 2020 e 2021, em especial no Brasil e EUA, conseguiram alienar uma parcela considerável das populações dos países em questão. O presente texto discute, de uma forma, introdutória, esse fenômeno social por meio, dos pressupostos estabelecidos na Pedagogia do Oprimido, em três partes. Na primeira parte, a explanação dos preceitos fundamentais do texto de Freire, envolvendo as relações entre opressores e oprimidos e a contradição inerente a dualidade opressor-oprimido. Na segunda parte, partimos de uma contextualização da educação antidialógica, através de instrumentos de opressão, por meio, de dispositivos de invasão cultural. Por fim, uma releitura crítica, a partir do cenário atual em maior escala, levando em consideração toda uma crise ambiental que fornece uma visibilidade evidente, no contexto da pandemia.
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