PRÁTICASPOLÍTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DO PEJA NO CONTEXTO DA COVID-19:

táticas e (im)possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, ensino remoto, táticas de aprendizagem

Resumo

Exploramos neste artigo a trajetória de escolarização dos trabalhadores que estudam no Programa de Educação de Jovens e Adultos (PEJA) do município do Rio de Janeiro no contexto da pandemia de COVID-19. Problematiza-se a posição da EJA na periferia do sistema educacional brasileiro e os desdobramentos nas diretrizes do ensino remoto delineadas pela Secretaria Municipal de Educação do Rio de Janeiro. Partindo da perspectiva qualitativa ancorada na abordagem da análise documental, buscam-se os inéditos-viáveis e táticas produzidas pelos professores nas interações virtuais com os estudantes. Reconhecemos que a educação escolar na EJA só acontece se articulada às possibilidades e limites da formação e da humanização socioespacial dos   educandos e dos professores. Nesse sentido, uma nova realidade se configura e nos convoca enquanto profissionais da educação a construir outros sentidos pedagógicos no distanciamento físico e social com o desafio de continuar pulsando na vida dos estudantes e de toda a comunidade escolar com uma presença humanizadora do viver periférico dos sujeitos dessa modalidade.

Biografia do Autor

Allan Rodrigues, Universidade Estácio de Sá – Programa Produtividade / Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Universidade Estácio de Sá – Programa Produtividade / Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Referências

ALVES, N. Decifrando o pergaminho: os cotidianos das escolas nas lógicas das redes cotidianas. In: ALVES, N.; OLIVEIRA, I. B. (orgs.). Pesquisa nos/dos/com os cotidianos das escolas: sobre redes de saberes. 3ª ed. Rio de Janeiro: DP&A, 2008.

ALVES, Nilda. Redes educativas ‘dentrofora’ das escolas, exemplificadas pela formação de professores. Simpósio: Currículo e cotidiano escolar, XVI ENDIPE, Belo Horizonte, 20 a 23 de abril de 2010.

ARROYO, MIGUEL. Passageiros da noite: do trabalho para a EJA.Petrópolis, RJ: Vozes, 2017.

CERTEAU, M. A Invenção do Cotidiano: Artes de fazer. 19ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2012.

DELEUZE, Gilles.; GUATTARI, Felix. Kafka por uma literatura menor. Rio de Janeiro: Imago, 1977.

Escóssia, Liliana. O coletivo como plano de criação na Saúde Pública. Revista Interface – Comunicação, Saúde e Educação, 13(Supl. 1), 689-694. 2009.

FREIRE, Ana Maria. Notas explicativas. In: FREIRE, Paulo (Org.) Pedagogia da esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2014.

Freitas, Adrino. Vargas., e Rodrigues, Allan. (2016). Currículos e políticas/práticas na educação de jovens e adultos tecidas em etnomatemática. Revista Conhecimento Online, 1, 46–56. 2016

LÜDKE, Menga. e ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. 45-57 p.

RODRIGUES, Allan.; GARCIA, Alexandra. As conversas nas produções de políticas curriculares cotidianas. Revista Espaço do Currículo, [S. l.], v. 9, n. 3, 2016.

SOARES, Leôncio. Do direito à educação à for mação do educador de jovens e adultos. In:

SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia; GOMES, Nilma Lino. (Org.) Diálogos na Educação de Jovens e Adultos. Belo Horizonte: Autêntica, 2011.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

DA SILVA FIGUEIRAS, S. T. .; RODRIGUES, A. PRÁTICASPOLÍTICAS DE ESCOLARIZAÇÃO DO PEJA NO CONTEXTO DA COVID-19: : táticas e (im)possibilidades. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 157–172, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5649. Acesso em: 17 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Temático