O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.7.17-12

Palavras-chave:

Estágio supervisionado; Ensino Remoto; Ensino de Química

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as ações e concepções dos(as) estagiários(as) sobre estágio supervisionado de Química na modalidade de ensino remoto em tempo de pandemia da COVID-19. Está baseada em uma pesquisa qualitativa e como procedimento para coletas de dados foram utilizados a análise documental e questionário online. Possui como aporte teórico autores que discutem o ensino de Química como: Chassot (2004, 2016), Maldaner (2013), entre outros, além de autores que constituem o estágio supervisionado como campo de conhecimentos, tais como: Pimenta e Lima (2012, 2019), Leite, Ghedin e Almeida (2008), entre outros. Portanto, o estágio no contexto do ensino remoto promoveu vivência e reflexões sobre o uso de estratégias didáticas desafiadoras com a apropriação das ferramentas digitais, a partir da preparação de videoaulas, atividades avaliativas e mapas conceituais. As experiências adquiridas durante o processo de estágio remoto promoveram a reflexão-ação, na qual os acadêmicos do curso de licenciatura em Ciências: Biologia e Química apontaram suas percepções em relação às dificuldades e aprendizagens obtidas a partir de uma realidade diferenciada de ensino. Portanto, o estágio em Química realizado no formato remoto colaborou com os processos de ensino e de aprendizagem da Educação Básica em um momento de pandemia. Esse contexto também colaborou com construção da identidade profissional dos estagiários a partir da reflexão crítica sobre esse momento e suas implicações.

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Publicado

2023-12-18

Como Citar

PACHECO, M. da S. .; DOS SANTOS , L. R. .; COELHO, E. O ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM QUÍMICA NA MODALIDADE DE ENSINO REMOTO: AÇÕES E REFLEXÕES. Communitas, [S. l.], v. 7, n. 17, p. 166–183, 2023. DOI: 10.29327/268346.7.17-12. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/6331. Acesso em: 29 abr. 2024.