REFLETINDO AS CRENÇAS NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL DA UECE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-21

Palavras-chave:

Língua Espanhola, Formação, Crenças.

Resumo

O presente artigo é um recorte da nossa pesquisa de doutorado intitulada “Ressignificando o tratamento didático do texto literário em língua espanhola na universidade para a formação de professores/as de cursos de idiomas”, realizada no Posla da UECE. Temos como objetivo neste artigo analisar os depoimentos dos investigados a respeito da importância que a Língua Espanhola teve em suas vidas desde crianças e o que os motivou a fazer a licenciatura de Letras Espanhol. Esses depoimentos foram coletados durante a pesquisa. A nossa metodologia se baseou na pesquisa-ação, tendo como um dos instrumentos o Grupo Focal. O referencial teórico conta com Barcelos (2007, 2013), Dalinghaus, Nonemacher e Batista (2017), Carvalho e Costa Junior (2021) e outros. Ao final da pesquisa concluímos que vários fatores fizeram com que os professores em formação investigados tivessem crenças a respeito da relevância da Língua Espanhola na sociedade e que pretendem ser docentes desse idioma.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Ocenéia dos Santos Rocha, Universidade Estadual do Ceará

Doutora e Mestre em Linguística Aplicada pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual do Ceará e Professora Assistente do Curso de Letras Espanhol da Universidade Estadual do Ceará.

Referências

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Reflexões acerca da mudança de crenças sobre o ensino e aprendizagem de línguas. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 7, n. 2, p. 109 - 138. Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Prefácio. In: ZOLIN-VESZ, Fernando. Crenças sobre ensinar e aprender espanhol: Reprodução e manutenção do Status Quo e da Estratificação Social. Campinas - SP: Pontes Editores, 2013.

BRASIL. Lei nº 11.161, de 5 de agosto de 2005. Dispõe sobre o ensino da língua espanhola. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2005/Lei/L11161.htm. Acesso em: jul. 2024.

CARVALHO, Tatiana Lourenço de; COSTA JUNIOR, José Veranildo Lopes da. Resistência e políticas linguísticas para o ensino de espanhol no Ceará: o cenário pós-revogação da lei nº 11.161/2005. In: MOREIRA, Glauber Lima; PONTES, Valdecy de Oliveira (Orgs.). O ensino de espanhol como língua estrangeira na educação brasileira: o Ceará em foco. 1ª Edição. Campinas - SP: Mercado de Letras, 2021, p. 437 - 459.

CASTRO, Solange Teresinha Ricardo de. Reflexão e formação docente, reflexão e formação linguística: os desafios dos formadores de professores de língua estrangeira. In: OLIVEIRA, Sheila Elias de; SANTOS, Josalba Fabiana dos. (Orgs.). Mosaico de linguagens. Campinas: Pontes Editores, 2006, p. 99 - 106.

CELADA, María Teresa; GONZÁLEZ, Neide Maia. El español en Brasil: un intento de captar el orden de la experiencia. In: SEDYCIAS, João. (Org.). O ensino do espanhol no Brasil: passado, presente, futuro. São Paulo: Parábola Editorial, 2005, p. 71 - 96.

DALINGHAUS, Ione Vier; NONEMACHER, Tânea Maria; BATISTA, Luís Otávio (in memoriam). Do ensino médio à graduação: crenças de alunos sobre aprendizagem de língua espanhola. In: DUTRA, Eduardo de Oliveira; SIMIONI, Taíse (Orgs.). O ensino do espanhol: caminhos e perspectivas (Apresentação). Campinas - SP: Pontes Editores, 2017, p. 163 - 196.

PEREIRA, Germana da Cruz; NASCIMENTO, Maria Valdênia Falcão do. O estágio de observação na formação docente em cursos de E/LE. In: GOMES, Alexandro Teixeira; PONTES, Valdecy de Oliveira (Org.). Espanhol no Brasil: perspectivas teóricas e metodológicas. Curitiba: Editora CRV, 2015, p. 167 - 175.

SANTOS, Sílvia Letícia Cupertino dos; BARCELOS, Ana Maria Ferreira. Ensino e aprendizagem de espanhol: o que dizem os estudos a respeito das crenças de alunos? Revista Polifonia, vol. 27, n. 47, p. 281 - 298, jul./set., Cuiabá-MT, 2020.

THIOLLENT, Michel. Metodologia da Pesquisa-Ação. 18. ed., 3. reimp., São Paulo: Cortez Editora, 2011.

ZOLIN-VESZ, Fernando. A Espanha como o único lugar em que se fala a língua espanhola - a quem interessa essa crença? In: ZOLIN-VESZ, Fernando (Org.). A (in) visibilidade da América Latina no ensino de espanhol. NPLA - Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, vol. 24, Campinas - SP: Pontes Editores, 2013, p. 51 - 62.

ZOLIN-VESZ, Fernando. Crenças sobre ensinar e aprender espanhol: Reprodução e manutenção do Status Quo e da Estratificação Social. NPLA - Novas Perspectivas em Linguística Aplicada, v. 31, Campinas - SP: Pontes Editores, 2013.

Downloads

Publicado

19.11.2024

Como Citar

ROCHA, Maria Ocenéia dos Santos. REFLETINDO AS CRENÇAS NO CURSO DE LETRAS ESPANHOL DA UECE. Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 393–412, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-21. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8047. Acesso em: 11 maio. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.