Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 8 n. 20 (2024): REFLEXÕES EM TORNO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM ATIVIDADES EDUCATIVAS

GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: se pretende discutir no IFMA?

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-8
Enviado
outubro 18, 2024
Publicado
2024-11-19

Resumo

Essa investigação social pretende identificar a presença das discussões de gênero e sexualidade no planejamento curricular do Instituto Federal do Maranhão partindo do pressuposto de que a autonomia pedagógica que fundamenta os IFs pode contribuir, nos embates políticos e formativos, para a vitória da inclusão de tais discussões que se configuram em conteúdos ou temáticas cruciais na formação humana integral que é um dos elementos estruturantes de tais institutos. Para tanto, essa pesquisa qualitativa bibliográfica utilizou a análise documental como técnica de coleta dos dados. As discussões de gênero e sexualidade no IFMA possuem um caráter curricular de excepcionalidade necessária no sentido de que precisam ser discursivamente defendidas para um devido alinhamento institucional com as concepções pedagógicas fundantes da instituição, mas que sua necessidade inconteste não foi suficiente para transformá-las em conteúdos curriculares planejados e explícitos em cada unidade de ensino.

Referências

  1. BARROS, Roberto Idalino; CAVALCANTI, Ricardo Jorge de Sousa. Diversidade sexual e de gênero no currículo da educação profissional: dizeres das/os estudantes. Revista Humanidades e Inovação v.8, n.53, p. 211-224, 2021. Disponível em: https://revista.unitins.br/index.php/humanidadeseinovacao/article/view/5920. Acesso em: 10 abr. 2024.
  2. BORTOLINI, Alexandre. Pode falar sobre gênero na escola? In: PINHEIRO, Diógenes; REIS, Claudia. Quando LGBTs invadem a escola e o mundo do trabalho. 1. ed. Rio de Janeiro: UNIRIO, 2020.
  3. BORTOLINI, Alexandre. É pra falar de Gênero Sim: Fundamentos legais e científicos da abordagem de questões de gênero na educação. [s.n.] Brasília, 2023. Disponível em: https://eprafalardegenero.wixsite.com/livro. Acesso em 02. mai. 2024.
  4. BUTLER. Judith. Quem tem medo do gênero? OUTRASPALAVRAS, 08 de março de 2024. Seção Feminismos. Disponível em: https://outraspalavras.net/feminismos/judith-butler-quem-tem-medo-do-genero/. Acesso em 10 abr.2024.
  5. BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. Resolução CNE/CP nº 1, de 5 de janeiro de 2021. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais para a Educação Profissional e Tecnológica. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/resolucao-cne/cp-n-1-de-5-de-janeiro-de-2021-297767578. Acesso em: 10 fev.2024.
  6. CAVALCANTI, Natália Conceição Silva Barros; GEMAQUE, Robelânia dos Santos; NOGUEIRA, Natasha Mendonça. “Eu sou viado, sou gay, sou bichinha, eu sou isso mesmo”: sujeitos da educação profissional e enfrentamentos à cis heteronormatividade. Revista COR LGBTQIA+, v. 1, n.1, p. 29–37, 2021. Recuperado de https://revistas.ceeinter.com.br/CORLGBTI/article/view/491. Acesso em 05, fev. 2024.
  7. FONSECA, Nei; BASSO, Laís; TUBINO, Ana Beatriz. Gênero na Educação Profissional e Tecnológica: resistências para o enfrentamento de opressões. Revista Brasileira Do Ensino Médio, 5(Dossiê especial: "O Ensino Médio Integrado em perspectiva"), p. 61–71, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.5281/zenodo.6374602. Acesso em 05 abr. 2024.
  8. IFMA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Resolução nº 35, de 18 de junho de 2019. Institui a política de ações afirmativas do IFMA. São Luís, MA. 18 jun. 2019b.
  9. IFMA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Plano de Desenvolvimento Institucional- 2019-2023. São Luís, MA, 2019. Disponível em: https://caxias.ifma.edu.br/wp-content/uploads/sites/27/2023/03/PDI_2019-2023.pdf. Acesso em 05. abr. 2024.
  10. IFMA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Plano Estratégico 2016-2020. São Luís, MA, 2016. Disponível em: https://planejamentoestrategico.ifma.edu.br/wp-content/uploads/sites/53/2017/01/planoestrategico20162020.pdf. Acesso em 05 abr.2024.
  11. IFMA. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão. Plano Pedagógico Institucional- 2019-2023. São Luís, MA, 2019. Disponível em https://proen.ifma.edu.br/wp-content/uploads/sites/32/2021/02/PPI-1.pdf. Acesso em 05 abr. 2024.
  12. MOURA, Henrique, D; BENACHIO, Costacurta, E. Reforma do ensino médio: subordinação da formação da classe trabalhadora ao mercado de trabalho periférico. Revista Trabalho Necessário, 19(39), 163-187, 2021. Disponível em: <https://periodicos.uff.br/trabalhonecessario/article/view/47479/29251>. Acesso em 09. Mar, 2023.
  13. PEDROSO, Ivan. Educação profissional e tecnológica, gênero e sexualidade: uma sequência didática para o ensino médio integrado. Dissertação (Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica) - o Programa de Pós Graduação em Educação Profissional e Tecnológica em Rede Nacional (ProfEPT), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, Sertãozinho – SP, 2019. Disponível em: https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/trabalhoConclusao/viewTrabalhoConclusao.jsf?popup=true&id_trabalho=7848121. Acesso em 22 abr. 2024.
  14. SANTOS, Degmar dos; HERINGER, Nídia; WIESE, Iria Raquel Borges; SILVA, Mario Rodrigues da. A rede federal de educação profissional e tecnológica indo além do tecnicismo: um estudo de questões de gênero e relações étnico-raciais nos PDIS. Revista da Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN), [S. l.], v. 7, n. 17, p. 102–121, 2015. Disponível em: https://abpnrevista.org.br/site/article/view/74. Acesso em: 30 nov. 2023.
  15. RAMOS, M. Nogueira. Ensino Médio Integrado: Lutas Históricas e Resistências em Tempos de Regressão. Educação Profissional e Tecnológica Em Revista, 1(1), 27-49, 2017. Disponível em: https://ojs.ifes.edu.br/index.php/ept/article/view/356/317. Acesso em 09 Mar, 2023.