GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

se pretende discutir no IFMA?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-8

Palavras-chave:

Gênero, Sexualidade, Currículo, IFMA.

Resumo

Essa investigação social pretende identificar a presença das discussões de gênero e sexualidade no planejamento curricular do Instituto Federal do Maranhão partindo do pressuposto de que a autonomia pedagógica que fundamenta os IFs pode contribuir, nos embates políticos e formativos, para a vitória da inclusão de tais discussões que se configuram em conteúdos ou temáticas cruciais na formação humana integral que é um dos elementos estruturantes de tais institutos. Para tanto, essa pesquisa qualitativa bibliográfica utilizou a análise documental como técnica de coleta dos dados. As discussões de gênero e sexualidade no IFMA possuem um caráter curricular de excepcionalidade necessária no sentido de que precisam ser discursivamente defendidas para um devido alinhamento institucional com as concepções pedagógicas fundantes da instituição, mas que sua necessidade inconteste não foi suficiente para transformá-las em conteúdos curriculares planejados e explícitos em cada unidade de ensino.

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Biografia do Autor

Fabrício de Sousa Sampaio, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão

Possui graduação em Licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2002), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Ceará (2010) e doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2017). Atualmente é Professor de Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão, Campus Araioses e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica - ProfEPT).

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Publicado

19.11.2024

Como Citar

SAMPAIO, Fabrício de Sousa. GÊNERO E SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA: se pretende discutir no IFMA?. Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 142–161, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-8. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8031. Acesso em: 1 abr. 2025.

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