Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 8 n. 19 (2024): (MULTI)LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

INTERFACES ENTRE CONHECIMENTO E CULTURA NO DOCUMENTO CURRICULAR DO ESTADO DO PARÁ (DCEPará):: efeitos nos sentidos de Conhecimento Escolar

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.19-18
Enviado
agosto 26, 2024
Publicado
2024-09-27

Resumo

No contexto das disputas políticas pela definição da Política Curricular para a Educação Básica, buscamos analisar os sentidos de currículo, diante das disjunções pelo Documento Curricular do estado do Pará (DCEPará), como parte de uma luta política pelos projetos educativos que extrapolam o referido documento. Particularmente, busca-se entender as interfaces atritadas entre os construtos “conhecimento” e “cultura”, uma vez constatada a centralidade que tais categorias ocupam na Teoria e na Política Curricular contemporânea. Em diálogo com as perspectivas teóricas discursivas apropriadas no campo do Currículo, o artigo articula uma análise documental dos enunciados do DCEPará, apostando em sua continuidade como normativa curricular, que opera tentativas de fixar sentidos e hegemonizar demandas políticas. Em conclusão, o texto político do DCEPará assume uma concepção de Currículo como seleção da cultura, como conflito social e pelas dinâmicas de escolhas arbitrárias do conhecimento que é privilegiado.

Referências

  1. APPLE, M. Ideologia e Currículo. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006.
  2. APPLE, M. W. Repensando Ideologia e Currículo. In: MOREIRA, A. F. B. e SILVA. T.T. da (Orgs.) Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Ed. Cortez, 2011.
  3. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
  4. BALL, S. J. Foucault y la Educación: disciplinas y saber. Madrid: Ediciones Morata, 1993.
  5. BALL, S. J. Sociologia das Políticas Educacionais e Pesquisa Crítico-social: uma revisão pessoal das políticas educacionais e da pesquisa em política educacional. Currículo sem Fronteiras, v. 6, n. 2, p. 10-32, jul./dez. 2006.
  6. BALL, S. J. Education reform: a critical and post-structural approach. Buckingham: Open University Press, 1994.
  7. BALL, S. J. Diretrizes Políticas Globais e Relações Políticas Locais em Educação. Currículo sem Fronteiras, v. 1, n. 2, p. 99-116, jul./dez. 2001.
  8. BHABHA, H. O Local da Cultura. Belo Horizonte: UFMG, 1998.
  9. COSTA, M. V. Estudos Culturais e Educação: um panorama. In: SILVEIRA, R. M. (Org.). Cultura, Poder e Educação: um debate sobre estudos culturais em educação. 2 ed. Canoas: Ed ULBRA, 2011.
  10. FRANGELLA, R. de C. P. Currículo como Local da Cultura: enunciando outras perspectivas em diálogo com Homi Bhabha. In: Reunião Anual da Associação Nacional de PósGraduação e Pesquisa em Educação. Caxambu: Sociedade, cultura e educação: novas regulações?, 2009. CD-ROM.
  11. GABRIEL, C. T. Sentidos de público e comum nas políticas curriculares: que efeitos na definição de conhecimento escolar? Revista Educação e Filosofia. v. 32, n. 64, jan./abr. 2018.
  12. GABRIEL, C. T; CASTRO, M. M. Conhecimento Escolar: objeto incontornável da agenda política educacional contemporânea. Revista Educação em Questão, v. 45, n. 31, p. 82-110, jan./abr. 2013.
  13. LOPES, A. C; BURITY, J; MENDONÇA, D. A contribuição de ‘Hegemonia e estratégia socialista’ para as ciências humanas e sociais. In: LACLAU, E.; MOUFFE, C. (Orgs.) Hegemonia e Estratégia Socialista: por uma política democrática radical. São Paulo: Intermeios, 2015.
  14. LOPES. A. C.; MACEDO E. F. Teorias de Currículo. São Paulo: Cortez, 2011.
  15. MACEDO, E. Currículo como espaço-tempo de fronteira cultural. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 285-296, 2006.
  16. MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da. Sociologia e Teoria Crítica do Currículo: uma introdução. In: MOREIRA, A. F. B.; SILVA, T. T. da (Orgs.). Currículo, Cultura e Sociedade. São Paulo: Cortez, 2011.
  17. MOREIRA, A. F. B.; CANDAU, V. M. Educação Escolar e Cultura(s): construindo caminhos. Revista Brasileira de Educação. n. 23, mai./jun./jul./ago. 2003.
  18. MOREIRA, A. F. B. Currículo e Estudos Culturais: tensões e desafios em torno das identidades. In: SILVEIRA, R. M. Cultura, Poder e Educação: um debate sobre estudos culturais em educação. 2 ed. Canoas: Ed ULBRA, 2011.
  19. PARÁ. Documento Curricular do Estado do Pará. Belém: Conselho Estadual de Educação, 2019.
  20. RIBEIRO, J. O. S. A política de identidade do documento curricular do estado do Pará. ESTUDIOS SOBRE LAS CULTURAS CONTEMPORÁNEAS, v. 26, p. 9-36, 2021.
  21. RIBEIRO, J. O. S. Rastreando as conexões entre a política curricular do estado do Pará e o sistema-mundo moderno/colonial. Revista Cocar. v. 15, n. 32, p. 1-16, 2021.
  22. RIBEIRO, J. O. S. Seguindo os traços da episteme moderno/colonial no Documento Curricular do Estado do Pará. REVISTA IBERO-AMERICANA DE ESTUDOS EM EDUCAÇÃO, v. 16, p. 1878-1897, 2021.
  23. SANTOMÉ, J. T. Política educativa, multiculturalismo e práticas culturais democráticas nas salas de aula. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 4, 1997.
  24. SETÚBAL, J. C. Documento Curricular do Estado do Pará: a produção de conhecimentos escolares diante dos temas e fenômenos contemporâneos. 2022. Dissertação (Mestrado Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Luterana do Brasil, Canoas (RS), 2022.
  25. VEIGA-NETO, A. Currículo e Cultura. Contrapontos, v. 2, n. 4, jan./abr. 2002