ENSINO DE LÍNGUA INGLESA
análise multimodal de infográficos em LDLI
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.8.19-7Palavras-chave:
Infográficos, Multiletramentos, Ensino de Língua Inglesa, Livros Didáticos de Língua InglesaResumo
Os avanços tecnológicos causaram mudanças nas formas de comunicação e transmissão de informações, agora englobando a multimodalidade muito mais que antes, tanto nos aspectos linguísticos quanto culturais. Consequentemente, essas mudanças exigem novas maneiras para interpretar os sentidos e significados transmitidos. De praxe, a escola é responsável pelas formas de letramentos dos cidadãos, ou seja, responsável por fazer com que o cidadão seja capaz de compreender as informações em variadas esferas da sociedade. Sendo assim, é necessário que o ensino adapte-se a essas mudanças também. É nesse contexto que a Pedagogia dos Multiletramentos (Cazden et al., 2021) surge como uma opção para a promoção dos multiletramentos - necessários para a compreensão das informações multimodais - e integração dos estudantes no meio social, para evitar que essas mudanças se caracterizem como barreiras sociais e ocasionem desigualdades. Como exemplo de um texto caracteristicamente multimodal podemos citar o infográfico, que circula em diversos meios de comunicação e em diferentes línguas, numa escala mundial. Considerando a necessidade dos multiletramentos na atualidade e o uso da Língua Inglesa (LI) que está mais frequente que antes, decidimos investigar esse gênero discursivo em Livros Didáticos de Língua Inglesa (LDLI) e entender como ele pode auxiliar na promoção dos multiletramentos e no ensino dessa língua. Para isso, coletamos cinco infográficos de LDLI da coleção Moderna (2020) e os analisamos levando em consideração a Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2021) e suas características enquanto gênero textual (Miranda, 2019; Paiva, 2009). Ao fim das análises, percebemos que o infográfico se caracteriza como gênero discursivo (Bakhtin, 2006) de maneira que trabalha aspectos gramaticais e vocabulário da LI dentro de determinados contextos sociais e culturais, além de permitir diferentes formas de leitura e interpretação a partir de sua composição, constituindo-se, assim, como promotor dos multiletramentos e do ensino de LI.
Downloads
Referências
ALMEIDA, D. B. L. (Org.) Perspectivas em Análise Visual do fotojornalismo ao blog. João Pessoa, Editora Universitária, 2008.
ALMEIDA, Ricardo Luiz Teixeira de. Moderna plus: inglês / Ricardo Luiz Teixeira de Almeida. – – 1. ed. – – São Paulo: Moderna, 2020. – – (Moderna plus).
BAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal Trad. Paulo Bezerra.4 ed. São Paulo: Martins Fontes, p.261-305, 2006.
CAZDEN et al. Uma pedagogia dos multiletramentos. Desenhando futuros sociais. (Orgs. Ana Elisa Ribeiro e Hércules Tolêdo Corrêa; Trad. Adriana Alves Pinto et al.). Belo Horizonte: LED, 2021.
GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2008.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading Images: the grammar of visual design. London: Routledge, 2021.
LAGO, K.; HOFFMANN, W. P.; FREITAS, E. C. de; BOAVENTURA, L. H. Multiletramentos no ensino de língua inglesa: gêneros discursivos multimodais e práticas leitoras. Entretextos, Londrina, v. 20, n. 2, p. 5–22, 2020. DOI: 10.5433/1519-5392.2020v20n2p5.
MIRANDA, A. S. Textos multimodais e o ensino de língua inglesa: o infográfico como recurso de letramento. Babel: Revista Eletrônica de Línguas e Literaturas Estrangeiras, Alagoinhas, BA, v. 9, n. 2, p. 53–72, 2019.
MOTTA-ROTH, Désirée; HENDGES, Graciela Rabuske. Produção textual na universidade. São Paulo: Parábola, 2010. cap.6. p. 111-124.
OTSUKA, Karina. Diálogo: língua inglesa / organizadora Editora Moderna; obra coletiva concebida, desenvolvida e produzida pela Editora Moderna; editora responsável Karina Otsuka Nihonmatsu. -- 1. ed. – São Paulo: Moderna, 2020.
PAIVA, F. A. A leitura de gênero textual multimodal: a hipertextualidade do infográfico. In: CONGRESSO INTERNACIONAL DA ABRALIN. 6., 2009, João Pessoa. Anais... João Pessoa: UFPB, 2009. v. 1. p. 3666-3674.
PELLIM, T. (2019). (Multi)letramentos digitais no ensino de língua inglesa no ensino médio técnico. Todas As Letras - Revista De Língua E Literatura, 21(2).
ROJO, Roxane H. R.; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.
VIEIRA, Agnaldo Rodrigues ; LACERDA, Naziozênio A. O letramento multimodal na compreensão do infográfico em aula de língua portuguesa no ensino médio. In: VII COGITE - Colóquio sobre Gêneros & Textos, 2020, Teresina-Piauí (online). Anais do VII COGITE - Colóquio sobre Gêneros e Textos. Teresina-Piauí: Núcleo de Pesquisa em Texto, Gênero e Discurso - Cataphora, 2020.
WEIGEL, Adriana. English and more! / Adriana Weigel, Tatiana Reschke. -- 1. ed. -- São Paulo: Richmond Educação, 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Communitas

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para a Revista Communitas. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.