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Dossiê Temático

v. 8 n. 19 (2024): (MULTI)LETRAMENTOS E TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCAÇÃO

ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: análise multimodal de infográficos em LDLI

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.19-7
Enviado
fevereiro 20, 2024
Publicado
2024-09-27

Resumo

Os avanços tecnológicos causaram mudanças nas formas de comunicação e transmissão de informações, agora englobando a multimodalidade muito mais que antes, tanto nos aspectos linguísticos quanto culturais. Consequentemente, essas mudanças exigem novas maneiras para interpretar os sentidos e significados transmitidos. De praxe, a escola é responsável pelas formas de letramentos dos cidadãos, ou seja, responsável por fazer com que o cidadão seja capaz de compreender as informações em variadas esferas da sociedade. Sendo assim, é necessário que o ensino adapte-se a essas mudanças também. É nesse contexto que a Pedagogia dos Multiletramentos (Cazden et al., 2021) surge como uma opção para a promoção dos multiletramentos - necessários para a compreensão das informações multimodais - e integração dos estudantes no meio social, para evitar que essas mudanças se caracterizem como barreiras sociais e ocasionem desigualdades.  Como exemplo de um texto caracteristicamente multimodal podemos citar o infográfico, que circula em diversos meios de comunicação e em diferentes línguas, numa escala mundial. Considerando a necessidade dos multiletramentos na atualidade e o uso da Língua Inglesa (LI) que está mais frequente que antes, decidimos investigar esse gênero discursivo em Livros Didáticos de Língua Inglesa (LDLI) e entender como ele pode auxiliar na promoção dos multiletramentos e no ensino dessa língua. Para isso, coletamos cinco infográficos de LDLI da coleção Moderna (2020) e os analisamos levando em consideração a Gramática do Design Visual (Kress; van Leeuwen, 2021) e suas características enquanto gênero textual (Miranda, 2019; Paiva, 2009). Ao fim das análises, percebemos que o infográfico se caracteriza como gênero discursivo (Bakhtin, 2006) de maneira que trabalha aspectos gramaticais e vocabulário da LI dentro de determinados contextos sociais e culturais, além de permitir diferentes formas de leitura e interpretação a partir de sua composição, constituindo-se, assim, como promotor dos multiletramentos e do ensino de LI.

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