A SURDOCEGUEIRA EM CENA

uma análise com base na teoria histórico-cultural

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.6.13-19

Palavras-chave:

documentário As Borboletas de Zagorsk; surdocegueira; teoria histórico-cultural.

Resumo

Este artigo tem como objetivo refletir sobre o processo de ensino e de aprendizagem de pessoas com surdocegueira a partir do documentário As Borboletas de Zagorsk. O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado por meio da análise do documentário tendo como aporte teórico principal Vigotski no que concerne à compreensão de que o desenvolvimento humano ocorre por meio das interações sociais, a partir da relação dialética entre os aspectos biológicos e culturais. Como dispositivos analíticos utilizaram-se os seguintes eixos temáticos: relação entre o biológico e o cultural, mediação semiótica e compensação social. Como resultado, aponta-se que os processos de aprendizagem e de desenvolvimento humano não ocorrem naturalmente, eles necessitam de condições concretas de vida para que sejam desencadeados, tendo em vista que são construídos nas e pelas relações sociais. Conclui-se que as pessoas com surdocegueira apresentam potencialidades para aprender assim como as demais, para tanto, precisam de mediação pedagógica adequada e que atenda às suas especificidades.

Biografia do Autor

Ana Paula Boff, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí (2010), Especialização em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de SC (2016) e Mestrado em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau (2012). Atualmente é pedagoga do Instituto Federal de Santa Catarina e estudante de pós-graduação - nível doutorado da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva.

Anelise Maria Regiani, Universidade Federal de Santa Catarina

Possui graduação em Química Bacharelado pela Universidade de São Paulo (1994) e Formação Pedagógica em Química (equivalente à Licenciatura) pelo Centro Universitário Claretiano (2013), mestrado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (1997) e doutorado em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (2000). Desenvolveu estágio pós-doutoral em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT/UFSC, 2011) sobre contextos regionais e saberes de sociedades tradicionais na formação inicial de professores de Química. Foi docente e pesquisadora na Universidade Federal do Acre de 2002 a 2016. Atualmente é professora titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve projetos na área de Ensino de Química nas linhas de Contextos regionais, saberes tradicionais e questões sócio-científicas e Educação especial. Também atua em projetos de extensão para divulgação de ciência e tecnologia.

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Publicado

2022-08-04

Como Citar

BOFF, A. P.; REGIANI, A. M. A SURDOCEGUEIRA EM CENA: uma análise com base na teoria histórico-cultural . Communitas, [S. l.], v. 6, n. 13, p. 250–262, 2022. DOI: 10.29327/268346.6.13-19. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5974. Acesso em: 26 abr. 2024.