FRANCISCO – A VIDA NO CREPÚSCULO:

LAUDO, IMPLANTE COCLEAR, SURDEZ E ESCOLA

  • Eduardo de Campos Garcia UNINOVE
Palavras-chave: Surdez, Laudo, Escola Bilingue

Resumo

Este artigo tem como intenção provocar a reflexão crítica para a usabilidade da palavra surdez. Para tanto, apresenta um breve histórico de suas dimensões cultural e médica e narra a história de Francisco, um menino diagnosticado com surdez, embora tenha sido submetido ao implante coclear. Por uma questão de método, a fundamentação para alguns relatos e descrições apresentadas neste trabalho têm como base a observação, pelo período de 6 meses, do desenvolvimento de um menino de sete anos com implante coclear, matriculado numa escola bilingue na cidade de São Paulo.

Biografia do Autor

Eduardo de Campos Garcia, UNINOVE
Doutor em Educação. Professor UNINOVE

Referências

Atas do Congresso de Milão – 1880. Série Histórica – Instituto Nacional de Educação de Surdos. Volume II. Rio de Janeiro, RJ: INES, 2011.

BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2005.

DERRIDA, Jaques. A escritura e a diferença. São Paulo, SP: Perspectiva, 2014.

DIDEROT, Denis. Carta sobre os surdos mudos endereçada àqueles que ouvem e falam. São Paulo, SP: Escala, 2006.

GARCIA, Eduardo de Campos. Implante Coclear: estudos concernentes à biopolítica, ao biopoder e ao biocapital. (Tese de doutorado orientada pela Professora Doutora Márcia Tiburi). São Paulo, SP: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2015. 640p.

___________. A pessoa surda e a invenção da surdez: de que lado está a escola? Alemanha/Brasil: Novas Edições Acadêmicas, 2018.

FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.

LE BRETON, David. Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. Campinas, SP: Papiros, 2013.

MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 4ºEdição. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2011.

MOULIN, Anne Marie. O corpo diante da medicina. In: COURTINE, Jean-Jacques. História do Corpo: as mutações do olhar. O século XX. Petrópolis, RS: Vozes, 2009.

PERLIN, Gladis. Identidades Surdas. In: Skliar, Carlos. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre, RS: Mediação, 2005.

SKLIAR, Carlos. Os estudos surdos em educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, Carlos. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre, RS: Mediação, 2011.

SILVA, Tomas Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.

UNESCO. Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos. Brasília, DF: UNESCO, 1997.

Publicado
2019-06-17