Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 3 n. 5 (2019): DIFERENÇA E ALTERIDADE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS

FRANCISCO – A VIDA NO CREPÚSCULO: : LAUDO, IMPLANTE COCLEAR, SURDEZ E ESCOLA

Enviado
junho 24, 2019
Publicado
2019-06-17

Resumo

Este artigo tem como intenção provocar a reflexão crítica para a usabilidade da palavra surdez. Para tanto, apresenta um breve histórico de suas dimensões cultural e médica e narra a história de Francisco, um menino diagnosticado com surdez, embora tenha sido submetido ao implante coclear. Por uma questão de método, a fundamentação para alguns relatos e descrições apresentadas neste trabalho têm como base a observação, pelo período de 6 meses, do desenvolvimento de um menino de sete anos com implante coclear, matriculado numa escola bilingue na cidade de São Paulo.

Referências

  1. Atas do Congresso de Milão – 1880. Série Histórica – Instituto Nacional de Educação de Surdos. Volume II. Rio de Janeiro, RJ: INES, 2011.
  2. BAUMAN, Zygmunt. Identidade. Rio de Janeiro, RJ: Zahar, 2005.
  3. DERRIDA, Jaques. A escritura e a diferença. São Paulo, SP: Perspectiva, 2014.
  4. DIDEROT, Denis. Carta sobre os surdos mudos endereçada àqueles que ouvem e falam. São Paulo, SP: Escala, 2006.
  5. GARCIA, Eduardo de Campos. Implante Coclear: estudos concernentes à biopolítica, ao biopoder e ao biocapital. (Tese de doutorado orientada pela Professora Doutora Márcia Tiburi). São Paulo, SP: Universidade Presbiteriana Mackenzie, 2015. 640p.
  6. ___________. A pessoa surda e a invenção da surdez: de que lado está a escola? Alemanha/Brasil: Novas Edições Acadêmicas, 2018.
  7. FOUCAULT, Michel. A Hermenêutica do Sujeito. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2006.
  8. LE BRETON, David. Adeus ao corpo: Antropologia e sociedade. Campinas, SP: Papiros, 2013.
  9. MAZZOTTA, Marcos J. S. Educação especial no Brasil: história e políticas públicas. 6. ed. São Paulo: Cortez, 2011.
  10. MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da Percepção. 4ºEdição. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2011.
  11. MOULIN, Anne Marie. O corpo diante da medicina. In: COURTINE, Jean-Jacques. História do Corpo: as mutações do olhar. O século XX. Petrópolis, RS: Vozes, 2009.
  12. PERLIN, Gladis. Identidades Surdas. In: Skliar, Carlos. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre, RS: Mediação, 2005.
  13. SKLIAR, Carlos. Os estudos surdos em educação: problematizando a normalidade. In: SKLIAR, Carlos. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre, RS: Mediação, 2011.
  14. SILVA, Tomas Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu. (Org.). Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
  15. UNESCO. Declaração Universal sobre o Genoma Humano e os Direitos Humanos. Brasília, DF: UNESCO, 1997.