FRANCISCO – A VIDA NO CREPÚSCULO:

LAUDO, IMPLANTE COCLEAR, SURDEZ E ESCOLA

Autores/as

  • Eduardo de Campos Garcia UNINOVE

Palabras clave:

Surdez, Laudo, Escola Bilingue

Resumen

Este artigo tem como intenção provocar a reflexão crítica para a usabilidade da palavra surdez. Para tanto, apresenta um breve histórico de suas dimensões cultural e médica e narra a história de Francisco, um menino diagnosticado com surdez, embora tenha sido submetido ao implante coclear. Por uma questão de método, a fundamentação para alguns relatos e descrições apresentadas neste trabalho têm como base a observação, pelo período de 6 meses, do desenvolvimento de um menino de sete anos com implante coclear, matriculado numa escola bilingue na cidade de São Paulo.

Biografía del autor/a

Eduardo de Campos Garcia, UNINOVE

Doutor em Educação. Professor UNINOVE

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Publicado

2019-06-17

Cómo citar

GARCIA, E. de C. FRANCISCO – A VIDA NO CREPÚSCULO: : LAUDO, IMPLANTE COCLEAR, SURDEZ E ESCOLA. Communitas, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 42–54, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2602. Acesso em: 17 jul. 2024.