EDUCAÇÃO E O ESTUDO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Autores

Palavras-chave:

Patrimônio histórico., Educação, Ensino fundamental I

Resumo

O estudo do patrimônio histórico do povo brasileiro precisa levar em consideração as diferenças culturais, as manifestações artísticas e as cientificas. Para tanto, é preciso um docente capaz de proporcionar um conhecimento condizente com a proposta da disciplina. É o pedagogo o profissional que atua no ensino fundamental I ministrando o conteúdo de educação patrimonial na disciplina de História. Partindo dessa concepção, o problema central da pesquisa é: Como acontece o ensino do conteúdo de Patrimônio Histórico no ensino fundamental I? Como forma de responder essa pergunta o estudo tem como objetivos: compreender como é trabalhar o conteúdo patrimônio histórico no ensino fundamental I; e verificar as metodologias utilizadas pelos professores para se trabalhar esse conteúdo. A pesquisa foi realizada com duas professoras do ensino fundamental I, ambas pedagogas e que ministram a disciplina de História, uma da escola pública e outra da rede privada de ensino. Os resultados apontam que o conteúdo de patrimônio histórico é trabalhado em sala de aula através recursos que tornam as aulas mais dinâmicas.  O envolvimento dos alunos durante as aulas foi considerado positivo, visto que muitos apresentam interesse pela temática, considerando relevante para sua formação. Os professores também apontaram como fundamental trabalhar esse conteúdo para formação integral do aluno.

 

Biografia do Autor

Carlos Henrique, Centro Universitário Ateneu

Graduado em Pedagogia pela Uniateneu. Atualmente trabalha como assistente de coordenação pedagógica. Tem experiência com educação com ênfase em coordenação pedagógica.

Maria Socorro Lucena Lima, Universidade Estadual do Ceará- UECE

Doutora em Educação na área de Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Universidade de São Paulo - USP com Pós-doutorado em Educação junto ao Departamento de Metodologia de Ensino e Educação Comparada na Universidade de São Paulo-USP, com Estágio na Universidade do Minho-Portugal. Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Graduada em Letras e em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação. Campinas: Papirus, 1996.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 19.ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Acessado em 16 de dezembro de 2020. Disponível em: http://www.planalto.gov.br.

_____. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº. 5, de 13 de dezembro de 2005.

_____. Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP nº 3/2006, aprovado em 21 de fevereiro de 2006

_____. Decreto-Lei nº 1.190, de 4 de Abril de 1939. Disponível em: http://www2.camara.gov.br/legin/fed/declei/1930-1939/decreto-lei-1190-4-abril-1939- 349241-publicacaooriginal-1-pe.html. Acesso em: 15 de março de 2021.

_____. Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n. 9.394/96. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso 10 Jun 2021.

CAVALCANTE. Maria Marina Dias. Pedagogia Universitária: Um Campo de Conhecimento em Construção. Ed. EDUECE. Fortaleza, 2014.

FRANCO, Maria Amélia Santoro, GHEDIN, Evandro. Questões de método na construção da pesquisa em educação. São Paulo, SP: Cortez, 2008.

HORTA, M.L.P.; GRUNBERG, E.; MONTEIRO, A.Q. Guia Básico de Educação Patrimonial. Brasília, IPHAN, Museu Imperial, 1999.

JULIA, D. La culture scolaire comme objet historique: 1995. Traduzido por Gizele de Souza: Revista brasileira de história da educação, Paraná, n.1, jan/jun. 2001.

PIMENTA, Selma G. O Estágio na Formação de Professores: Unidade Teoria e Prática? Editora: Cortez, 2018.

PIMENTA, S.G. Professor reflexivo: construindo uma crítica. In: ______. GHENDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito.7. ed. São Paulo: Cortez. 2012. P.20-62.

______; LIMA, M. S. Estágio e Docência. 6. Ed. São Paulo: Cortez, 2011.

Downloads

Publicado

2021-12-28

Como Citar

OLIVEIRA DA FONSECA MATOS, E.; DE SOUSA BARBOSA , C. H. .; LUCENA LIMA, M. S. . EDUCAÇÃO E O ESTUDO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 12, p. 159–169, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/5254. Acesso em: 19 abr. 2024.