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Vol. 5 No. 12 (2021): Mídia e Direitos Humanos: entre tematizações hegemônicas e sentidos em disputa

EDUCAÇÃO E O ESTUDO DO PATRIMÔNIO HISTÓRICO NO ENSINO FUNDAMENTAL I

Submitted
July 26, 2021
Published
2021-12-28

Abstract

O estudo do patrimônio histórico do povo brasileiro precisa levar em consideração as diferenças culturais, as manifestações artísticas e as cientificas. Para tanto, é preciso um docente capaz de proporcionar um conhecimento condizente com a proposta da disciplina. É o pedagogo o profissional que atua no ensino fundamental I ministrando o conteúdo de educação patrimonial na disciplina de História. Partindo dessa concepção, o problema central da pesquisa é: Como acontece o ensino do conteúdo de Patrimônio Histórico no ensino fundamental I? Como forma de responder essa pergunta o estudo tem como objetivos: compreender como é trabalhar o conteúdo patrimônio histórico no ensino fundamental I; e verificar as metodologias utilizadas pelos professores para se trabalhar esse conteúdo. A pesquisa foi realizada com duas professoras do ensino fundamental I, ambas pedagogas e que ministram a disciplina de História, uma da escola pública e outra da rede privada de ensino. Os resultados apontam que o conteúdo de patrimônio histórico é trabalhado em sala de aula através recursos que tornam as aulas mais dinâmicas.  O envolvimento dos alunos durante as aulas foi considerado positivo, visto que muitos apresentam interesse pela temática, considerando relevante para sua formação. Os professores também apontaram como fundamental trabalhar esse conteúdo para formação integral do aluno.

 

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