Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Dossiê Temático

v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA

A A EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, AS NARRATIVAS E AS RUAS: um processo pedagógico de construção de si

Enviado
julho 2, 2021
Publicado
2021-09-29

Resumo

Este artigo, em parte, é resultado de uma dissertação de mestrado que trata da construção de histórias de vida de sujeitos em situação de vulnerabilidade social, pertencentes a um território localizado na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O objetivo deste estudo foi o de compreender de que maneira esses sujeitos construíram as suas práticas de vida tendo como base o seu processo pedagógico vivencial em espaços formais e informais de ensino. Nesse percurso, a dimensão da narrativa de vida, em seu aspecto educativo, foi refletida em sus diversas nuances epistêmicas. Houve, em outra parte, após esse processo de construção da pesquisa apresentada na dissertação, a tessitura de reflexões ampliadas pelos sujeitos pesquisadores que compuseram a construção desse artigo científico. A dimensão metodológica empírica do trabalho consistiu-se como uma construção dialógica, tendo como ferramenta base desse processo a entrevista narrativa com sujeitos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. Tal fato teve o intuito de possibilitar novos encontros pedagógicos em relação a presente temática, evidenciando a EJA como espaço possível de integração entre os saberes formais e informais de ensino.

Referências

  1. BRANDÃO, Thaís Oliveira e GERMANDO, Idilva Maria Pires. Experiência, Memória e Sofrimento em Narrativas Autobiográficas de Mulheres. Psicologia & Sociedade. nº 21 (1), 5-15, 2009.
  2. CAVALCANTE, Juraci Maia. Identidade Narrativa e Autobiografia: elementos teóricos e Metodológicos para uma Pedagogia da Escrita Histórica. In: BEZERRA, J. A. B.; ROCHA, A. M. História da Educação: Arquivos, Documentos, Historiografia, Narrativas Orais e Outros Rastros. Fortaleza: Edições UFC, 2008.
  3. CYRULNIK, Boris. Os Patinhos Feios. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
  4. FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 2019.
  5. _______, Paulo. Pedagogia da Solidariedade. São Paulo: Paz e Terra, 2020.
  6. JCHELOVITCH, Sandra e BAUER, Martin W. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin W. e GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa com Texto Imagem e Som: Um Manual Prático. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.
  7. MELUCCI, Alberto. O Jogo do Eu: a mudança de si em uma sociedade global. RS: Editora Unisinos, 2004.
  8. NOBREGA, A. N.; MAGALHÃES, C. E. A. Narrativa e Identidade: Contribuições da Avaliação no Processo de (re) Construção Identitária em Sala de Aula Universitária. Revista Veredas Atemática. V.16. n. 2. 2012.
  9. PAIS, Machado. Vida Cotidiana: enigmas e revelações. São Paulo: Cortez, 2003.
  10. PINEAU, Gaston. As Histórias de vida em formação: gênese de uma corrente de pesquisa-ação-formação existencial. In: Educação e Pesquisa. V. 32, no. 02, maio/agosto, 2006, pp. 329-343.
  11. PINEAU, Gaston. As Histórias de Vida. Natal, RN: EDUFRN, 2012.