Este artigo, em parte, é resultado de uma dissertação de mestrado que trata da construção de histórias de vida de sujeitos em situação de vulnerabilidade social, pertencentes a um território localizado na cidade de Fortaleza, capital do Ceará. O objetivo deste estudo foi o de compreender de que maneira esses sujeitos construíram as suas práticas de vida tendo como base o seu processo pedagógico vivencial em espaços formais e informais de ensino. Nesse percurso, a dimensão da narrativa de vida, em seu aspecto educativo, foi refletida em sus diversas nuances epistêmicas. Houve, em outra parte, após esse processo de construção da pesquisa apresentada na dissertação, a tessitura de reflexões ampliadas pelos sujeitos pesquisadores que compuseram a construção desse artigo científico. A dimensão metodológica empírica do trabalho consistiu-se como uma construção dialógica, tendo como ferramenta base desse processo a entrevista narrativa com sujeitos pertencentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino. Tal fato teve o intuito de possibilitar novos encontros pedagógicos em relação a presente temática, evidenciando a EJA como espaço possível de integração entre os saberes formais e informais de ensino.