EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA

15ª semana de museus e práticas museológicas em Itapuranga – Goiás

Autores

  • Darlen Priscila Santana Rodrigues Universidade Federal de Goiás

Palavras-chave:

Exposição; Extensão Universitária; 15ª Semana de Museus; Museu de História da UEG.

Resumo

Este estudo objetivou analisar as possibilidades criativas em se fazer extensão universitária, tendo como objeto de análise as ações desenvolvidas durante a 15ª Semana de Museus pelo projeto denominado Museu de História da UEG - Câmpus de Itapuranga. Contudo, se faz necessário identificar os métodos criativos que possibilitaram a execução das ações extensionistas; Identificar as necessidades e possibilidades que o projeto de extensão dessa competência precisa ter para atingir a comunidade interna e externa. Para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa bibliográfica, com estudos relevantes sobre a extensão universitária, patrimônio cultural e prática museológica, além da relação de pesquisa, ação e observação durante as atividades desenvolvidas pelo objeto de estudo. A partir da análise foi possível perceber a importância da extensão universitária e como é preciso ser criativo para executá-la a fim de possibilitar o acesso a indivíduos da comunidade interna e externa da Universidade. Executar o projeto de extensão de uma maneira cordial e recíproca facilita a aproximação, em meio às dificuldades que o contexto vivido pelas Universidades na atualidade, ainda assim, é possível fazer extensão universitária. Enfim, do ponto de vista do estudo, é favorável dizer que os atores da ação tem o papel importância no que diz respeito a facilitar a aproximação da sociedade comum a às ações do projetos de extensão que envolve difusão da cultura, contrapondo aos processos de aprendizagem da educação os processos criativos integrados a educação não formal possibilita mais interação com a sociedade.

Referências

BALDISSERA, Adelina. Pesquisa- Ação: Uma metodologia do “conhecer e do agir” coletivo. Sociedade em Debate, Pelotas, 7(2):5-25, Agosto/2001

BRASIL. Lei nº 11.904, de 14 de Janeiro de 2009. Legislação sobre Museus. Câmara dos Deputados, Brasília: Edições Câmara, 2013.

DESVALLÉES, André; MAIRESSE, François. Conceitos-chave de Museologia. Tradução e comentários: Bruno Brulon Soares e Marília Xavier Cury. São Paulo: Comitê Brasileiro do Conselho Internacional de Museus: Pinacoteca do Estado de São Paulo: Secretaria de Estado da Cultura, 2013.

DINIZ, Flávio P; RIBEIRO, Dinalva Donizete. Extensão Universitária: Metodologias participativas e contribuições do seminário para projetos de extensão (SEMPE). Extensão Universitária: Metodologias e experiências. Org: Murilo Mendonça Oliveira de Souza, Guido de Oliveira Carvalho. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2016.

FRANCISCO, Júlio C. B; MORIGI, Valdir J. O olhar do outro: A gestão de museus e a sustentabilidade na Museologia. MUSEOLOGIA & INTERDISCIPLINARIDADE Vol.I1, nº3, maio/junho de 2013

LOUREIRO, Maria Lucia de N. M. A Documentação museológica entre a arte e a ciência. Documentação em Museus /Museu de Astronomia e Ciências Afins- MAST- Organização de: Marcus Granato, Claudia Penha dos Santos e Maria Lucia N. M. Loureiro. — Rio de Janeiro : MAST, 2008.

MARANDINO, Marta. A mediação em foco. Educação em museus: a mediação em foco/ Organização Martha Marandino — São Paulo, SP: Geenf / FEUSP, 2008.

MARTINS, José Clerton de Oliveira. Patrimônio cultural: sujeito, memória e sentido para o lugar. Cadernos do patrimônio cultural: educação patrimonial / Organização Adson Rodrigo S. Pinheiro. – Fortaleza: Secultfor: Iphan, 2015.

NASCIMENTO, Rosana A. do. Documentação museológica e comunicação. Caderno de Museologia nº3. ULHT. Lisboa. 1994

NORA, Pierre. Entre Memória e História: A Problemática dos Lugares. Tradução Yara Aun Khoury. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduados em História e do Departamento de História da PUC-SP. São Paulo, SP-Brasil, 1981 (p. 07-09).

NUNES, Ana Lucia de P. F.; SILVA Maria B. da C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-Estar e Sociedade - Ano IV - n. 7 - Barbacena - julho/dezembro 2011 - p. 119-133.

SOUSA, Ana Luíza L. Sociedade, universidade e o papel da extensão universitária. A história da extensão universitária. Campinas, SP. Editora Alínea, 2000.

SCHULZ, Almiro. Extensão Universitária: Identidades e Políticas. Estudos. v. 29 n. 2 p. 611- 621. Goiânia. Ed. UCG. mar/ abr. 2002.

Downloads

Publicado

2021-09-29

Como Citar

SANTANA RODRIGUES, D. P. . EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: 15ª semana de museus e práticas museológicas em Itapuranga – Goiás. Communitas, [S. l.], v. 5, n. 11, p. 322–333, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/4838. Acesso em: 29 nov. 2021.

Edição

Seção

Demanda Contínua