STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA:

APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE

Autores

Palavras-chave:

Ensino de História. Ensino Fundamental. Nazismo. Séries de TV. Star Trek.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar experiência pedagógica realizada em turma de 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otaviano Manoel de Oliveira Jr., no ano letivo de 2018. Na atividade, foi utilizada a série televisiva de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas) para o ensino de História. Atualmente, é fundamental que os professores busquem maneiras de tornar o ensino mais atrativo, e nesse contexto as séries de TV se revelam importantes ferramentas que auxiliam na leitura de mundo e interpretação histórica. Em especial, a série Star Trek em suas diversas encarnações, devido sua filosofia de tolerância e diversidade, permite ao professor de História problematizar períodos e eventos históricos a partir de alguns episódios com forte teor de crítica social, como é tradição na série. Assim, procuramos determinar a formação histórica de sentido de forma a desenvolver consciência histórica nos alunos, que tiveram como tarefa redigir um texto relacionando ficção e história. No caso apresentado neste artigo utilizamos o episódio “Padrões de Força” (Patterns of Force), da segunda temporada de Star Trek (1968) para ensinar o conteúdo “Nazismo e Genocídio Judeu”.

Biografia do Autor

Eduardo Pacheco Freitas, Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul

Professor de História da rede estadual do Rio Grande do Sul. Licenciado e Mestre em História pela Pucrs. Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Uninter. E-mail: eduardopachecofreitas@gmail.com

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Publicado

2019-09-09

Como Citar

FREITAS, E. P. STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA: : APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE. Communitas, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 225–245, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2333. Acesso em: 28 mar. 2024.