STAR TREK E ENSINO DE HISTÓRIA:

APRENDENDO SOBRE NAZISMO E HOLOCAUSTO COM A SÉRIE

Palavras-chave: Ensino de História. Ensino Fundamental. Nazismo. Séries de TV. Star Trek.

Resumo

Este artigo tem como objetivo relatar experiência pedagógica realizada em turma de 9º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otaviano Manoel de Oliveira Jr., no ano letivo de 2018. Na atividade, foi utilizada a série televisiva de ficção científica Star Trek (Jornada nas Estrelas) para o ensino de História. Atualmente, é fundamental que os professores busquem maneiras de tornar o ensino mais atrativo, e nesse contexto as séries de TV se revelam importantes ferramentas que auxiliam na leitura de mundo e interpretação histórica. Em especial, a série Star Trek em suas diversas encarnações, devido sua filosofia de tolerância e diversidade, permite ao professor de História problematizar períodos e eventos históricos a partir de alguns episódios com forte teor de crítica social, como é tradição na série. Assim, procuramos determinar a formação histórica de sentido de forma a desenvolver consciência histórica nos alunos, que tiveram como tarefa redigir um texto relacionando ficção e história. No caso apresentado neste artigo utilizamos o episódio “Padrões de Força” (Patterns of Force), da segunda temporada de Star Trek (1968) para ensinar o conteúdo “Nazismo e Genocídio Judeu”.

Biografia do Autor

Eduardo Pacheco Freitas, Secretaria da Educação do Estado do Rio Grande do Sul
Professor de História da rede estadual do Rio Grande do Sul. Licenciado e Mestre em História pela Pucrs. Especialista em Metodologia do Ensino de História e Geografia pela Uninter. E-mail: eduardopachecofreitas@gmail.com

Referências

ARENDT, Hannah. Compreender: formação, exílio e totalitarismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2008.

ARENDT, Hannah. Entre o passado e o futuro. Trad.: Mauro W. Barbosa de Almeida. São Paulo: Perspectiva, 1972.

ARENDT, Hannah. Origens do totalitarismo. Trad.: Roberto Raposo. São Paulo: Companhia das Letras, 2012.

ARQUITETURA da destruição. Direção de Peter Cohen. Suécia: Poj Filmproduktion AB, 1989. 1 DVD (119 min.), son., color.

DER EWIGE JUDE (O Judeu Eterno). Direção: Fritz Hippler. Roteiro: Eberhard Taubert. Alemanha, 1940.

COELHO, Teixeira. O que é indústria cultural. São Paulo: Brasiliense, 1980.

ECO, Umberto. Seis passeios pelos bosques da ficção. Trad.: Hildegard Feist. São Paulo: Ed. Schwarcz, 2006.

ELE está de volta. Direção de David Wnendt. Alemanha: Mythos, 2015. (116 min.), son., color. Disponível em: <https://www.netflix.com/title/80094357>. Acesso em: 10/01/2019.

FRANCO, Aléxia Pádua. Ensino de História, televisão e pluralidade cultural. In: Educação e Realidade, Porto Alegre, v.24, n.2 (1999). Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/55392>. Acesso em: 11/01/2019.

HEINRICH, Michael. Karl Marx e o nascimento da sociedade moderna: biografia e desenvolvimento de sua obra, volume 1: 1818-1841. Trad.: Claudio Cardinali. São Paulo: Boitempo, 2018.

HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX (1914-1991). Trad. Marcos Santarrita, São Paulo: Companhia das Letras, 1995.

KLEIN-KRIEG (Guerra em Miniatura). [S.l.]: s.n.,1938.

KONDER, Leandro. Introdução ao fascismo. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

LOSURDO, Domenico. Guerra e revolução: o mundo um século após outubro de 1917. Trad.: Ana Maria Chiarini, Diego Silveira Coelho Ferreira. São Paulo: Boitempo, 2017.

LOSURDO, Domenico. O marxismo ocidental: como nasceu, como morreu, como pode renascer. Trad.: Ana Maria Chiarini, Diego Silveira Coelho Ferreira. São Paulo: Boitempo, 2018.

MARX, Karl; ENGELS, Friedrich. Manifesto Comunista. Trad.: Álvaro Pina, São Paulo: Boitempo, 1998.

MARX, Karl. O capital. Livro III. Vol. V. Tomo 2. São Paulo: Nova Cultural, 1988.

PADRÕES de força (Temporada 2, ep. 21). Star Trek [Seriado]. Direção: Vincent McEveety. Roteiro: John Meredyth Lucas. EUA: Produtora Desilu, 1968. (50 min.), son., color. Disponível em: <https://www.netflix.com/watch/70178537>. Acesso em: 09/01/2019.

RÜSEN, Jörn. Cultura faz sentido: orientações entre o ontem e o amanhã. Trad.: Nélio Schneider. Petrópolis: Vozes, 2014.

RÜSEN, Jörn. Narrativa histórica: fundamentos, tipos, razão. In: SCHMIDT, Maria Auxiliadora; BARCA, Isabel; REZENDE, Estevão de. Jörn Rüsen e o ensino de história. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.

SAADIA, Manu. Trekonomics. São Francisco, Califórnia: Piper Text Publishing Co., 2016.

SILVA JÚNIOR, Ailton Costa. A linguagem cinematográfica como instrumento interpretativo da realidade social. Sinais, Vitória, n.20 (2006/2). Disponível em: . Acesso em: 11/01/2019.

STAR Trek: Primeiro Contato. Direção de Jonathan Frakes. EUA: Paramount Pictures, 1996. (111 min.), son., color.

THOMPSON, John B. Ideologia e cultura moderna: teoria social crítica na era dos meios de comunicação de massa. Petrópolis: Vozes, 1995.

Publicado
2019-09-09