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Demanda Contínua

v. 8 n. 20 (2024): REFLEXÕES EM TORNO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM ATIVIDADES EDUCATIVAS

APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ENTRE HISTÓRIA ORAL E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-5
Enviado
outubro 18, 2024
Publicado
2024-11-19

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender e analisar as possibilidades dos usos da história oral para a pesquisa educacional, propondo uma comparação teórico-metodológica com as narrativas (auto) biográficas. Nesse sentido, a pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica, contou com análises e discussões teórico-metodológicas da literatura especializada que validaram a produção de conhecimento conjunta entre a história oral e das narrativas (auto) biográficas para trabalhos nos campos da história e da educação. No entanto, também foi preservado um esforço de manutenção e de reconhecimento das particularidades de cada vertente, não perdendo no esforço comparativo o horizonte de pontos de toque e de distanciamento entre cada perspectiva.

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