APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ENTRE HISTÓRIA ORAL E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS

Autores

  • Ana Paula Martins Farias Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Caio Corrêa Derossi Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-9762-7392
  • Luciana Rodrigues Leite Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-5

Palavras-chave:

História oral, Narrativas (auto) biográficas docentes, Produção de conhecimento.

Resumo

O presente artigo tem como objetivo compreender e analisar as possibilidades dos usos da história oral para a pesquisa educacional, propondo uma comparação teórico-metodológica com as narrativas (auto) biográficas. Nesse sentido, a pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza bibliográfica, contou com análises e discussões teórico-metodológicas da literatura especializada que validaram a produção de conhecimento conjunta entre a história oral e das narrativas (auto) biográficas para trabalhos nos campos da história e da educação. No entanto, também foi preservado um esforço de manutenção e de reconhecimento das particularidades de cada vertente, não perdendo no esforço comparativo o horizonte de pontos de toque e de distanciamento entre cada perspectiva.

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Biografia do Autor

Ana Paula Martins Farias Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestra em Ensino e Formação Docente (UNILAB). Especialista em EAD pela Univ. Norte do Paraná (UNOPAR). Licenciada em Pedagogia pela Univ. Estadual Vale do Acaraú (UVA). Profa. do curso de Pedagogia – Campus Ibiapaba­ e EAD (UVA­-UAB) e Prefeitura de Sobral – SME.

Caio Corrêa Derossi, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

Licenciado em História e Mestre em Educação (UFV). Especialista em Docência na Educação Básica (IFMG); Docência e Prática de Ensino em História (UniAmérica); Supervisão e Gestão Escolar (Focus).

Luciana Rodrigues Leite, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Química (FAEC/UECE). Especialista em Metodologia do Ensino em Biologia e Química e em Coordenação Pedagógica (UFC). Mestre e doutora em Educação (UECE).

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Publicado

19.11.2024

Como Citar

VASCONCELOS, Ana Paula Martins Farias; DEROSSI, Caio Corrêa; LEITE, Luciana Rodrigues. APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ENTRE HISTÓRIA ORAL E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS . Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 84–103, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-5. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8028. Acesso em: 19 abr. 2025.

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