APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ENTRE HISTÓRIA ORAL E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS

Authors

  • Ana Paula Martins Farias Vasconcelos Universidade Estadual Vale do Acaraú
  • Caio Corrêa Derossi Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais https://orcid.org/0000-0001-9762-7392
  • Luciana Rodrigues Leite Universidade Estadual do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-5

Keywords:

História oral, Narrativas (auto) biográficas docentes, Produção de conhecimento.

Abstract

This article aims to understand and analyze the possibilities of using oral history for educational research, proposing a theoretical-methodological comparison with (self) biographical narratives. In this sense, the qualitative, bibliographical research included analyses and theoretical-methodological discussions of specialized literature that validated the joint production of knowledge between oral history and (auto)biographical narratives for work in the fields of history and education. However, an effort was also made to maintain and recognize the particularities of each strand, without losing the horizon of points of contact and distance between each perspective in the comparative effort.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Ana Paula Martins Farias Vasconcelos, Universidade Estadual Vale do Acaraú

Mestra em Ensino e Formação Docente (UNILAB). Especialista em EAD pela Univ. Norte do Paraná (UNOPAR). Licenciada em Pedagogia pela Univ. Estadual Vale do Acaraú (UVA). Profa. do curso de Pedagogia – Campus Ibiapaba­ e EAD (UVA­-UAB) e Prefeitura de Sobral – SME.

Caio Corrêa Derossi, Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais

Licenciado em História e Mestre em Educação (UFV). Especialista em Docência na Educação Básica (IFMG); Docência e Prática de Ensino em História (UniAmérica); Supervisão e Gestão Escolar (Focus).

Luciana Rodrigues Leite, Universidade Estadual do Ceará

Licenciada em Química (FAEC/UECE). Especialista em Metodologia do Ensino em Biologia e Química e em Coordenação Pedagógica (UFC). Mestre e doutora em Educação (UECE).

References

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Pesquisa (auto) biográfica – tempo, memória e narrativas. In: ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto (org.). A aventura (auto) biográfica: teoria e empiria. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2004, p. 201-224.

ABREU, Delmary Vasconcelos de. Tornar-se professor de música na educação básica: um estudo a partir de narrativas de professores. 2011. 196f. Tese (Doutorado em Música), Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2011.

ALBERTI, Verena. Manual de história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2005.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.

BOLÍVAR, António. Las histórias de vida del professorado: voces y contextos. Revista Mexicana de Investigación Educativa, Ciudad del México, v. 19, n. 62, p. 711-734, 2014.

CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Petrópolis: Vozes, 2014.

CHARMAZ, Kathy. A construção da teoria fundamentada: guia prático para análise qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.

FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. [Org.] Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006.

FRANÇOIS, Etienne. A fecundidade da história oral. In: FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. [Org.] Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p. 03-13.

FRISCH, Michael. A história pública não é uma via de mão única, ou De a shared authority à cozinha digital, e vice-versa. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabelo; SANTHIAGO, Ricardo. História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

FONSECA, Selva Guimarães. Ser professor no Brasil: história oral de vida. Campinas: Papirus, 1997.

GARBOSA, Luciane Wilke Freitas; WEBER, Vanessa. Narrativas, docência e música: os sons da memória como possibilidade para a pesquisa em Educação. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro (Org.). Educação musical e unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência. Porto Alegre: Sulina, 2017. p. 37-54.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2017.

HERMETO, Miriam; SANTHIAGO, Ricardo (Orgs.). Entrevistas imprevistas: surpresa e criatividade em história oral. São Paulo: Letra e Voz, 2022.

JOSSO, Marie-Christine. Caminhar para si. Traduzido por: Albino Pozzer. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010.

JOVCHELOVITCH, Sandra; BAUER, Martin. Entrevista Narrativa. In: BAUER, Martin; GASKELL, George. Pesquisa Qualitativa Contexto, Imagem e Som: um manual prático. Rio de Janeiro: Vozes, 2002. p. 90-113.

KOSELLECK, Reinhart. Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos. Trad. Wilma Patrícia Maas, Carlos Almeida Pereira. Rio de Janeiro: Contraponto: PUC-Rio, 2006.

LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.

LOZANO, Jorge. Prática e estilos de pesquisa na história oral contemporânea. FERREIRA, Marieta de Moraes; AMADO, Janaína. [Org.] Usos & abusos da história oral. Rio de Janeiro: FGV, 2006. p. 15-25.

MACIEL, Ana. Memórias colecionáveis: Testemunhos audiovisuais com doadores do Museu Paulista (USP). In: MAUAD, Ana Maria. História oral e mídia: memórias em movimento. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

MAFFIOLETTI, Leda; ABRAHÃO, Mari Helena Menna Barreto. Pesquisa narrativa em educação musical: considerações de ordem epistemológica. In: BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. Educação Musical e Unidocência: pesquisas, narrativas e modos de ser do professor de referência. Porto Alegre, Editora Sulina, 2017.

MAUAD, Ana Maria. Memórias em movimento: a experiência com fontes orais e visuais do Laboratório de História Oral e Imagem da UFF. In: RODEGHERO, Carla; GRINBERG, Lúcia; FROTSCHER, Méri. História Oral e práticas educacionais. Porto Alegre: Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; HOLANDA, Fabíola. História oral, como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; SALGADO RIBEIRO, Suzana. Guia prático de história oral: para empresas, universidades, comunidades, famílias. São Paulo: Contexto, 2011.

MEIHY, José Carlos Sebe Bom; SEAWRIGHT, Leandro. Memórias e narrativas: história oral aplicada. São Paulo: Contexto, 2020.

MONTEIRO, Ana Maria. Professores de História: entre saberes e práticas. Rio de Janeiro: Mauad X, 2007.

PASSEGGI, Maria da Conceição. Enfoques narrativos en la investigación educativa brasileña. Revista Paradigma (Edición Cuadragésimo Aniversario: 1980-2020), v. XLI, jun. 2020, p. 57-79.

PASSEGGI, Maria da Conceição. A pesquisa (auto) biográfica: por uma hermenêutica descolonizadora. Coisas do Gênero. São Leopoldo, v. 2 n. 2, p. 302-314, ago./dez. 2016.

PASSEGGI, Maria da Conceição; SOUZA, Elizeu Clementino de. O movimento (auto) biográfico no Brasil: esboço de suas configurações no campo educacional. Investigación cualitativa, v. 2, n. 1, p. 6-26. 2017.

PORTELLI, Alessandro. História oral como arte da escuta. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

PRANTO, Aliny Dayany de Medeiros. História da educação e os usos das narrativas orais: refletindo sobre relações de autoridade compartilhada. In: AZEVEDO, Crislane Barbosa de; NETA, Olívia Morais de Medeiros. Temas de Fundamentos da Educação. Recife: Editora TMB, 2023. p. 10-22.

ROGERS, Carl. Liberdade para aprender. Tradução: Edgar G. M. Machado, Marcio P. Andrade. 2. ed. Belo Horizonte: Interlivros, 1973.

SANTHIAGO, Ricardo. Duas palavras, muitos significados: Alguns comentários sobre a história pública no Brasil. In: MAUAD, Ana Maria; ALMEIDA, Juniele Rabelo; SANTHIAGO, Ricardo. História Pública no Brasil: sentidos e itinerários. São Paulo: Letra e Voz, 2016.

SOUSA, Sheila. A memória e seus desafios: perspectivas sobre as fontes orais. In: GONÇALVES, Rodrigo; RIBEIRO, Marcos. História, Intelectuais e Poder. São Paulo: Pimenta Cultural, 2022. p. 232-241.

SOUZA, Zelmielen Adornes de; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A Teoria Fundamentada na pesquisa qualitativa em educação musical: delimitações conceituais, construções e potenciais. Opus, v. 25, n. 2, p. 1-16, maio/ago. 2019.

SOUZA, Elizeu Clementino de; MEIRELES, Mariana Martins de. Fotobiografia e entrevista narrativa: modos de narrar a vida e a cultura escolar. In: MARTINS, Raimundo; TOURINHO, Irene; SOUZA, Elizeu Clementino de. (Org.). Pesquisa narrativa: interfaces entre histórias de vida, arte e educação. Santa Maria: Ed. da UFSM, 2017. p. 125-142.

SOUZA, Zelmielen Adornes de. Aproximações e distanciamentos na docência virtual em Música: narrativas de professores formadores em cursos de Pedagogia da UAB. 2018. 301 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Maria, 2018.

SOUZA, Zelmielen Adornes de; BELLOCHIO, Cláudia Ribeiro. A Teoria Fundamentada na pesquisa qualitativa em educação musical: delimitações conceituais, construções e potenciais. Opus, v. 25, n. 2, p. 1-16, maio/ago. 2019.

TAROZZI, Massimiliano. O que é a Grounded Theory: metodologia de pesquisa e de teoria fundamentada nos dados. Petrópolis: Vozes, 2011.

THOMPSON, Paul. A voz do passado, história oral. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.

TOMAZI, Ana Carla Simonetti Rossato. A voz pedagógica de professoras formadoras em música na pedagogia: narrativas (auto) biográficas. 2023. 197 f. Tese (Doutorado em Educação), Universidade Federal de Santa Maria, 2023.

TRAVERSO, Enzo. O passado, modos de usar. História, memória e política. Lisboa: Unipop, 2012.

Published

2024-11-19

How to Cite

VASCONCELOS, Ana Paula Martins Farias; DEROSSI, Caio Corrêa; LEITE, Luciana Rodrigues. APROXIMAÇÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS ENTRE HISTÓRIA ORAL E NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS . Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 84–103, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-5. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8028. Acesso em: 22 jun. 2025.

Similar Articles

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.