COMUNIDADE BOOKTUBER E SUA RELAÇÃO COM O INCENTIVO À LEITURA

Palavras-chave: Incentivo à leitura, Comunidade booktube, Leitor contemporâneo

Resumo

Esse artigo propõe-se a analisar a relação da comunidade booktube com o incentivo à leitura. Em um primeiro momento, procura-se contextualizar essa comunidade e a plataforma na qual ela se hospeda. Foi também necessário traçar o perfil do leitor contemporâneo para assim, compreender melhor suas escolhas. Em seguida, o texto destaca as estratégias utilizadas pelos booktubers às quais apresentam uma articulação com o incentivo à leitura. A pesquisa exploratória foi feita com o apoio de três diferentes questionários, através desses últimos foi possível evidenciar o impacto positivo dos booktubers em seus espectadores, no que diz respeito a encorajá-los como leitores.

Biografia do Autor

Diana Vieira de Oliveira Barbosa, Universidade Federal de Santa Catarina

Pós-graduada no curso de especialização em Linguagens e Educação a Distância pela Universidade Federal de Santa Catarina.

E-mail: dyanna_blink182@hotmail.com

Telefone: (21) 9650-89307

Endereço residêncial para correspondência: Rua Dom Helder Câmara, n 12, Cacuia, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. CEP: 26082-175

 

Roberta de Fátima Martins, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda do programa de Pós-graduação em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.

E-mail: literatura.roberta@gmail.com

Telefone: (48) 8847-6535

Endereço para correspondências:

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.
Campus Universitário, sala 507- CCE
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil

 

Tânia Regina Oliveira Ramos, Universidade Federal de Santa Catarina

Professora titular e coordenadora do núcleo Literatura e Memória da Universidade Federal de Santa Catarina.

E-mail: taniareginaoliveiraramos@gmail.com.

Endereço profissional:

Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Língua e Literatura Vernáculas.
Campus Universitário, sala 507- CCE
Trindade
88040900 - Florianópolis, SC - Brasil

Referências

ALEKSANDRA, Paola. Canal Livros e Fuxicos. Disponível em: (Acesso em jul. 2020).
_ Booktubers incentivam hábitos de leitura a jovens em encontro em feira do livro em Porto Alegre. G1 RS Globo, Porto Alegre, 2017. Disponível em < https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/booktubers-incentivam-habitos-de-leitura-a-jovens-em-encontro-na-feira-do-livro-de-porto-alegre.ghtml > (Acesso em ago. de 2020).
_ Como adicionar tags aos vídeos. Suporte da Google. Disponível em: (Acesso em ago. 2020).

COSTA, Andressa & TEIXEIRA, Cláudio. Movimento Booktuber: práticas emergentes de mediação de leitura. Texto livre. Periódicos UFMG. Belo Horizonte, 2016. Disponível em: (Acesso em ago. 2020)

FELTRIN, Tatiana. Canal Ligando livros e pessoas. Disponível em: (Acesso em jul. 2020).

FERRAZ, Mellory. Canal Literature-se. Disponível em: (Acesso em jun. 2020).

GOMES, Luiz Antonio. O perfil do leitor contemporâneo. In: Anais do I Seminário Internacional de Educação. Paraná, Cianorte, 2001. p.5.

LEITE, Tatiany. ASSIS, Augusto. Canal Vá ler um livro. Disponível em: (Acesso em ago. 2020).

LEONCIO, Karine. Canal Kabook tv. Disponível em: (Acesso em ago. 2020).

LUBRANO, Isabella. Canal Ler antes de morrer. Disponível em: (Acesso em jul. 2020).

MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Epu, 1999.

PIMENTEL, Catiane de Araujo. Passado presente – lendo Pedro Nava no século XXI. Dissertação de mestrado no programa de Pós-Graduação em Letras do Departamento de Letras do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, 2010. Disponível em: (Acesso ago. 2020).

OECD- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disponível em: (Acesso em ago 2020).

.
Publicado
2020-12-15
Como Citar
VIEIRA DE OLIVEIRA BARBOSA, D.; DE FÁTIMA MARTINS, R.; OLIVEIRA RAMOS, T. R. COMUNIDADE BOOKTUBER E SUA RELAÇÃO COM O INCENTIVO À LEITURA. Communitas, v. 4, n. 8, p. 199-219, 15 dez. 2020.