Doutoranda do programa de Pós-graduação em Literatura pela Universidade Federal de Santa Catarina.
E-mail: literatura.roberta@gmail.com
Telefone: (48) 8847-6535
Endereço para correspondências:
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Língua e Literatura Vernáculas. Campus Universitário, sala 507- CCE Trindade 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Professora titular e coordenadora do núcleo Literatura e Memória da Universidade Federal de Santa Catarina.
E-mail: taniareginaoliveiraramos@gmail.com.
Endereço profissional:
Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Comunicação e Expressão, Departamento de Língua e Literatura Vernáculas. Campus Universitário, sala 507- CCE Trindade 88040900 - Florianópolis, SC - Brasil
Esse artigo propõe-se a analisar a relação da comunidade booktube com o incentivo à leitura. Em um primeiro momento, procura-se contextualizar essa comunidade e a plataforma na qual ela se hospeda. Foi também necessário traçar o perfil do leitor contemporâneo para assim, compreender melhor suas escolhas. Em seguida, o texto destaca as estratégias utilizadas pelos booktubers às quais apresentam uma articulação com o incentivo à leitura. A pesquisa exploratória foi feita com o apoio de três diferentes questionários, através desses últimos foi possível evidenciar o impacto positivo dos booktubers em seus espectadores, no que diz respeito a encorajá-los como leitores.
Referências
ALEKSANDRA, Paola. Canal Livros e Fuxicos. Disponível em: <https://www.youtube.com/user/LivroseFuxicos> (Acesso em jul. 2020).
_ Booktubers incentivam hábitos de leitura a jovens em encontro em feira do livro em Porto Alegre. G1 RS Globo, Porto Alegre, 2017. Disponível em < https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/noticia/booktubers-incentivam-habitos-de-leitura-a-jovens-em-encontro-na-feira-do-livro-de-porto-alegre.ghtml > (Acesso em ago. de 2020).
_ Como adicionar tags aos vídeos. Suporte da Google. Disponível em: <https://support.google.com/youtube/answer/146402?hl=pt-BR#:~:text=As%20tags%20s%C3%A3o%20palavras%2Dchave,importantes%20para%20a%20descoberta%20dele> (Acesso em ago. 2020).
COSTA, Andressa & TEIXEIRA, Cláudio. Movimento Booktuber: práticas emergentes de mediação de leitura. Texto livre. Periódicos UFMG. Belo Horizonte, 2016. Disponível em: <http://www.periodicos.letras.ufmg.br/index.php/textolivre/article/view/10974/9806> (Acesso em ago. 2020)
FELTRIN, Tatiana. Canal Ligando livros e pessoas. Disponível em: <https://www.youtube.com/user/tatianagfeltrin> (Acesso em jul. 2020).
LUBRANO, Isabella. Canal Ler antes de morrer. Disponível em: <https://www.youtube.com/channel/UCTubbc8ei3JfOBbicSJYPfQ> (Acesso em jul. 2020).
MOREIRA, Marco Antonio. Teorias de Aprendizagem. São Paulo: Epu, 1999.
PIMENTEL, Catiane de Araujo. Passado presente – lendo Pedro Nava no século XXI. Dissertação de mestrado no programa de Pós-Graduação em Letras do Departamento de Letras do Centro de Teologia e Ciências Humanas da PUC-Rio, 2010. Disponível em: <https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/colecao.php?strSecao=resultado&nrSeq=16431@1> (Acesso ago. 2020).
OECD- Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. Disponível em: <Fonte: http://www.oecd.org/pisa/> (Acesso em ago 2020).