Dossiê Temático
v. 5 n. 10 (2021): OS SABERES AUSENTES DA CIDADE LETRADA NO SÉCULO XXI
ABYA YALA E A COMUNIDADE EM FLORESCIMENTO:: decolonialidade e o processo de comunidade
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
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Enviado
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março 12, 2021
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Publicado
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2021-08-02
Resumo
Este ensaio procura estabelecer uma certa relação entre comunidade e os estudos sobre a decolonialidade. Pensadores como Jacques Rancière (2009) e Georges Bataille (1992) compreendem a comunidade como uma relação de partilha das experiências. O grupo Modernidade/Colonialidade com intuito de colocar tensão sobre as relações de exploração colonial que desenharam a lógica da modernidade, resgataram visões de conhecimento que foram deixados à margem da história moderna. A ideia de se naturalizar uma forma outra de conhecimento onde as interpretações de mundo partem justamente da experiência, subverte a lógica de um saber positivo em que a colonialidade do poder, do saber e do ser, provoca nas vidas e nos fazeres da sociedade. Como alternativa a essa determinada situação de controle, o fazer comunal que se assenta sob a fronteira dos conhecimentos contribui para estabelecer contatos outros e gerar partilhas entre as pessoas, ligadas não mais por uma constituição, mas sobretudo por experiências interiores.
Referências
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