O ESTADO DA ARTE SOBRE O LAZER E TEMPO LIVRE NA ESCOLA

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DOI:

https://doi.org/10.29327.268346.9.22-13

Palabras clave:

LAZER, TEMPO LIVRE, ESCOLA

Resumen

Este trabalho teve como objetivo mapear as produções ligadas ao lazer e tempo livre na escola no universo das publicações científicas entre os anos de 2013 e 2023 nos periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e na Scientific Electronic Library Online (SciELO). Foi feita uma revisão sistemática de artigos que abordam o tempo livre das crianças na escola e o seu lazer. Ao final, 14 artigos foram analisados e classificados a partir das categorias: Os espaços como estruturas de lazer e tempo livre para as crianças; Percepção das crianças; Direitos de ser criança; Lazer, educação e políticas públicas. Como resultado, para indivíduos e comunidades, foi observado que é necessário promover a valorização do tempo livre das crianças e proporcionar oportunidades adequadas para que elas possam desfrutar de atividades de lazer. Isso implica reconhecer o direito das crianças a terem tempo para si mesmas, para se envolverem em brincadeiras e atividades que as cativem. Ao fazer isso, estaremos fortalecendo o direito a uma infância com direitos, garantindo que as crianças tenham a liberdade e o bem-estar necessários para se desenvolverem de forma integral.

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Biografía del autor/a

Linvalra Rodrigues Silva Dantas, Universidade Federal do Tocantins

Mestranda em Educação Física (UFT)

Ruhena Kelber Abrão, Universidade Federal do Tocantins

Universidade Federal do Tocantins

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Publicado

2025-09-07

Cómo citar

RODRIGUES SILVA DANTAS, Linvalra; ABRÃO, Ruhena Kelber. O ESTADO DA ARTE SOBRE O LAZER E TEMPO LIVRE NA ESCOLA. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 22, p. e8120, 2025. DOI: 10.29327.268346.9.22-13. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8120. Acesso em: 9 sep. 2025.

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