LAZER E AS POPULAÇÕES LGBTQIA+: um estudo sobre a produção de conhecimentos
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.21-25Palavras-chave:
Lazer. Educação. Populações LGBTQIA . Produção de conhecimentoResumo
Este estudo identifica e analisa a produção de conhecimentos sobre lazer e populações LGBTQIA+ disponíveis no campo de Estudos do Lazer brasileiro. Para tanto, trata-se de uma pesquisa bibliográfica, cujas fontes de consulta foram: Revista Licere; Revista Brasileira de Estudos do Lazer; Dissertações e Teses do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer; Anais do Congresso Brasileiro de Estudos do Lazer. Foram levantados todos os textos publicados até outubro de 2024. Ao todo, identificamos 15 trabalhos, os quais abordam temas como: diversidade sexual e políticas de lazer; lazer e homossexualidades; práticas esportivas e sexualidade; torcidas de futebol queer; discursos midiáticos sobre homo afetividade e lazer; lazer, transexualidade feminina e sistema prisional. Concluímos que as pessoas LGBTQIA+ tem as suas possibilidades de lazer cerceadas, seja por medo de olhares discriminatórios ou mesmo de violência física. Os trabalhos destacam que os movimentos de defesa das pessoas LGBTQIA+ reconhecem a importância do lazer para uma vida com mais qualidade, mas que este não é um tema em constante evidência dentro do movimento. Percebemos também que as datas das publicações são espaçadas, sugerindo falta de continuidade de produções acadêmicas sobre o tema.
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