Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Dossiê Temático

Vol. 7 Núm. 15 (2023): CULTURA MATERIAL NOS MÚLTIPLOS CONTEXTOS SOCIAIS

“LÁ EM CIMA [DA MANGUEIRA] O SINAL É MELHOR”: representações das materialidades escolares em tempos de pandemia da COVID-2019 na Amazônia Paraense

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.7.15-1
Enviado
July 27, 2023
Publicado
2023-11-06

Resumen

O contexto pandêmico trouxe várias representações nas formas de ensinar e aprender pelo uso das materialidades, desde as práticas permanentes, aquelas que estavam sendo apropriadas/inovadoras pelo uso de linguagens e saberes específicos com o uso das tecnologias educacionais. Assim, o objetivo deste artigo foi o de analisar as representações e as implicações do Ensino Remoto Emergencial (ERE) na cultura material escolar durante a pandemia COVID-19. Os procedimentos metodológicos, com o uso da reportagem do gênero notícia publicada pelo jornal digital G1 – Santarém e Região, posteriormente divulgada pelo Fantástico e o uso da fotografia para desvelar os discursos presentes e ausente sobre uma sala de aula adaptada nas mangueiras, foram base de análise do texto. Desse modo, foi constatado diversos sentidos sobre as materialidades durante o ERE: a força de vontade do aluno trouxe a esperança da persistência dos seus sonhos, mesmo em dias cinzentos no contexto pandêmico. O apoio da família foi fundamental para a continuação dos estudos no Brasil; além do que, as lutas de representações entre o que estava prescrito nas resoluções e na realidade, demonstraram a carência de políticas públicas com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC’S) nos territórios da Amazônia Paraense, Brasil.

Citas

  1. REFERÊNCIAS
  2. BORGES, Maria Eliza. História & fotografia. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
  3. BRASIL. Resolução da CNE/CP nº 2, de 10 de dezembro de 2020. Institui Diretrizes Nacionais orientadoras para a implementação dos dispositivos da Lei nº 14.040, de 18 de agosto de 2020, que estabelece normas educacionais excepcionais a serem adotadas pelos sistemas de ensino, instituições e redes escolares, públicas, privadas, comunitárias e confessionais, durante o estado de calamidade reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6, de 20 de março de 2020. Brasília, DF, Presidência da República [2020]. Disponível em: https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/view/CNE_RES_CNECPN22020.pdf?query=obrigatoriedade#:~:text=Institui%20Diretrizes%20Nacionais%20orientadoras%20para,confessionais%2C%20durante%20o%20estado%20de. Acesso em: 20 maio 2022.
  4. BRESSON, Cartier. Henri Cartier-Bresson, 1981. Disponível em: https://www.cobogo.com.br/henri-cartier-bresson. Acesso em: 20 maio 2022.
  5. CAMPOS, Raquel. Mulheres e crianças na imprensa paulista (1920-1940): representação e história. Tese de Doutorado, Universidade Estadual Paulista, 2007.
  6. CASTRO, Augusto (org.). Cultura material escolar: a escola e seus artefatos (MA, SP, SC e RS, 1870-1925). São Luís: EDUFMA: Café & Lápis, 2011.
  7. CHARTIER, Roger. A história cultural entre práticas e representações. Lisboa: Difel, 1990.
  8. CHARTIER, Roger. A história cultural: entre práticas e representações. Tradução de Maria Manuela Galhardo. Lisboa: Difusão editorial, 1988.
  9. CURY, Carlos. Educação escolar e pandemia. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, 2020.
  10. KOSSOY, Boris. Realidades e ficções na trama fotográfica. 2 ed. São Paulo: Ateliê Editorial, 2000.
  11. LAWN, Martin; GROSVENOR, Ian (ed.). Materialities of schooling. Design, technology, objects, routines. United Kingdom: Symposium Books, 2005.
  12. LAWN, Martin. A materialidade dinâmica da educação escolar: professores, tecnologias, rotinas e trabalho. In: SILVA, Vera Lúcia Gaspar; SOUZA, Gisele; CASTRO, César Augusto (org.). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018. p. 341-365. v. 14. (Coleção Horizontes da Pesquisa em História da Educação).
  13. LUCA, Tânia. História dos, nos e por meio dos periódicos. In: PINSKY, Carla Bassanezi (org.). Fontes históricas. São Paulo: Contexto, 2005. p. 111-153.
  14. MACHADO JÚNIOR, Cláudio. Fotografia, imprensa de variedades e educação: discursos visuais e textuais sob o foco de uma pedagogia de revista. História da Educação, Porto Alegre, v. 19, n. 47, p. 109-128, set./dez., 2015.
  15. MACIEL, Rogerio. O rádio cativo nas escolas radiofônicas, 2020a. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbhe/a/fCFSCQh6cPXwhKLh9NQ6Vgc/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 20 maio 2022.
  16. MACIEL, Rogerio; CASTRO, Cesar. As mobílias escolares nas escolas radiofônicas: uma análise sobre a produção, circulação e os métodos de ensino para os jovens e adultos na Amazônia bragantina (1961-1968), 2020b. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/347854453_As_mobilias_escolares_nas_escolas_radiofonicas_uma_analise_sobre_a_producao_circulacao_e_os_metodos_de_ensino_para_os_jovens_e_adultos_na_Amazonia_bragantina_1961-1968. Acesso em: 20 maio 2022.
  17. MONTEIRO, Charles. História e Fotojornalismo: reflexões sobre o conceito e a pesquisa na área. Revista Tempo e Argumento, Florianópolis, v. 8, n. 17, p. 64 ‐ 89. jan./abr. 2016.
  18. MUNIZ, Érico. A interiorização da covid-19 na Amazônia: reflexões sobre o passado e o presente da saúde pública. História, Ciências, Saúde, Rio de Janeiro, v.28, n.3, p.875-878, jul./set. 2011.
  19. SILVA, Vera; PETRY, Marília (org.). Objetos da escola. Espaços e lugares de constituição de uma cultura material escolar (Santa Catarina - séculos XIX e XX). Florianópolis: Editora Insular, 2012.
  20. SILVA, Vera; SOUZA, Gisele; CASTRO, César (org.). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018. v. 14. (Coleção Horizontes da Pesquisa em História da Educação).
  21. SOUZA, Rosa; OLIVEIRA, Rosilene. A Tecnologia Educacional na investigação histórica da cultura material escolar. In: SILVA, Vera; SOUZA, Gisele; CASTRO, César (org.). Cultura material escolar em perspectiva histórica: escritas e possibilidades. Vitória: EDUFES, 2018. p. 367-399. v. 14. (Coleção Horizontes da Pesquisa em História da Educação).