TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE NITERÓI:

UMA APOSTA NA CONVERSA

Autores/as

  • Arina Costa Martins Cardoso Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME)

Palabras clave:

Surdez. Diferença. Cartografia. Conversa.

Resumen

Esse trabalho é uma travessia de pesquisar na diferença. Faz parte de uma pesquisa de mestrado recém-concluída. Um processo cartografado com estudantes surdos, professores e gestores da Escola Municipal Paulo Freire (EMPF) em Niterói- RJ. Uma pesquisaescrita que problematiza a surdez enquanto uma experiência visual e cultural. No processo de pesquisar, emerge no campo a necessidade de compreender o processo de educação de surdos em percurso na escola. É feito a escolha de apostar na conversa entrelaçada ao método cartográfico. A conversa como uma forma de produção de conhecimento e as narrativas como forma de registro de memória. Assim, segue-se conversando com os sujeitos da escola e também com autores e documentos a fim de dar a ver e falar as vozes desse lugar e os processos pelos quais a proposta de educação de surdos passaram nos últimos quinze anos na EMPF e no município de Niterói. As conversas trazidas aqui são registradas sob forma de narrativas.

Biografía del autor/a

Arina Costa Martins Cardoso, Fundação Municipal de Educação de Niterói (FME)

Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Processos formativos e Desigualdades Sociais da UERJ-FFP na Linha de Pesquisa Política, Direito e Desigualdades. Pós- Graduada (lato sensu) em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal Fluminense (2011). Participo do Grupo de Pesquisa Coletivo, Diferenças e Alteridades na Educação (UERJ-FFP) e do NUEDIS-CNPq (Núcleo de Estudos em Diversidade e Inclusão de Surdos) na UFF. Sou professora de Educação Infantil na rede municipal de Niterói atuando na Sala de Recursos e professora de apoio especializado na Educação de Jovens e Adultos.

Citas

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Publicado

2019-06-17

Cómo citar

CARDOSO, A. C. M. TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE NITERÓI:: UMA APOSTA NA CONVERSA. Communitas, [S. l.], v. 3, n. 5, p. 7–23, 2019. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/2596. Acesso em: 17 jul. 2024.