Ir al menú de navegación principal Ir al contenido principal Ir al pie de página del sitio

Dossiê Temático

Vol. 2 Núm. Esp (2018): EDIÇÃO ESPECIAL - CONSERVADORISMO: POLÍTICAS E EDUCAÇÃO

<b>CONSERVADORISMO CRISTÃO E PERSEGUIÇÃO AOS ESTUDOS DE GÊNERO: A QUARTA VERSÃO DA BNCC

  • Fernanda Pereira de Moura
Enviado
June 23, 2018
Publicado
2018-11-25

Resumen

Neste artigo abordaremos a atuação de grupos conservadores para a retirada das menções a gênero da Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental. O lançamento desta quarta versão da BNCC que surpreendeu a todos se deveu às pressões dos cristãos conservadores organizados no grupo Professores Contra a Ideologia de Gênero que agiram através de advocacy, realizando audiências públicas e produzindo documentos contrários a BNCC anterior. 

Citas

  1. Base Curricular não possui nenhuma ‘prisão à ideologia de gênero’, diz ministro. 20/12/17. Disponivel em: < https://istoe.com.br/base-curricular-nao-possui-nenhuma-prisao-a-ideologia-de-genero-diz-ministro/> Acesso em: 23/06/2018.
  2. BEDINELLI, Talita. A educação brasileira no centro de uma guerra ideológica. El País Brasil, Política. 26/06/2016. Disponível em: <http://brasil.elpais.com/brasil/2016/06/22/politica/1466631380_123983.html?id_externo_rsoc=FB_CM?rel=mas>. Acesso em: 18/02/2018.
  3. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <568 http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf>. Acesso em: 23/06/2018.
  4. DAMÉ, Luiza. Dilma diz que 'não vai ser permitido a nenhum órgão do governo fazer propaganda de opções sexuais'. 26/05/2011. Disponível em: <https://oglobo.globo.com/politica/dilma-diz-que-nao-vai-ser-permitido-nenhum-orgao-do-governo-fazer-propaganda-de-opcoes-sexuais-2765417 >.Acesso em: 23/06/2018.
  5. CUNHA, Luiz Antônio. O projeto reacionário de educação. [S.l.], 2016?. Disponível em: <http://luizantoniocunha.pro.br/uploads/independente/1-EduReacionaria.pdf >. Acesso em: 23/06/2018.
  6. MOURA, Fernanda Pereira de. “Escola Sem Partido”: Relações entre Estado, Educação e Religião e os impactos no Ensino de História. Dissertação de Mestrado submetida ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de História, Instituto de História, da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, 2016. Disponível em: <https://educapes.capes.gov.br/bitstream/capes/174584/2/Disserta%C3%A7%C3%A3o%20Fernanda%20Pereira%20de%20Moura.pdf>. Acesso em: 23/06/2018.
  7. PENNA, Fernando Araujo. Programa Escola sem Partido: Uma ameaça à educação emancipadora. In: GABRIEL, C.T.; MONTEIRO, A.M.; MARTINS, M.L.B. (Orgs.). Narrativas do Rio de Janeiro nas aulas de história. Rio de Janeiro: Mauad, 2016.
  8. SILVA, Orley José da. Candomblé e Umbanda em Livros Didáticos/2016 do MEC para o Ensino Fundamental. De olho no livro didático. Goiânia, 21/04/2016. Disponível em: <https://deolhonolivrodidatico.blogspot.com.br/2016/04/candomble-e-umbanda-em-livros.html>. Acesso em: 23/06/2018.
  9. SILVA, Orley José da. Livros Didáticos para uma Revolução Socialista Bolivariana. “ESCOLA SEM PARTIDO – educação sem doutrinação”. [S.l.], [S.d.] . Disponível em: <http://escolasempartido.org/livros-didaticos/459-livros-didaticos-para-a-revolucao-socialista-bolivariana>. Acesso em: 23/06/2018.
  10. SILVA, Orley José da; Petinelli, Viviane. “A 3ª versão da BNCC: análise e constatações (nota técnica)”. De Olho no Livro Didático. Brasília. 12/04/2017. Disponível em <https://deolhonolivrodidatico.blogspot.com.br/2017/04/a-3-versao-da-bncc-analise-e.html>. Acesso em: 23/06/2018.
  11. SILVA, Orley José da. Orientações para uma leitura conservadora da BNCC. Disponível em <http://deolhonolivrodidatico.blogspot.com.br/2018/01/guia-para-leitura-da-bncc-com-uma.html>. Acesso em: 23/06/2018.