ENTRE O SILENCIAMENTO E O PROTAGONISMO
vozes de professoras negras do sul da Bahia
Keywords:
Formação de professores. Gênero. Relações étnico-raciais. Protagonismo NegroAbstract
O Presente artigo é fruto de discussões e leituras orientadas para o componente curricular Tópicos Especiais em Educação - Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores no Programa de Pós Graduação em Educação PPGE/UESC. Tem por objetivo apresentar considerações pertinentes a respeito do protagonismo de mulheres negras e professoras da rede básica de educação, de um município do interior do sul baiano, enquanto as lutas de resistência e cidadania. Por ora, participaram do estudo sete professoras, colaborando com a entrevista semiestrurada, sobre seu papel na educação enquanto protagonista da resistência de lutas. Utilizou-se, os estudos de Barros (2015), Carneiro (2003), Fonseca (2016), Nóvoa (2000), Oliveira (2006), Silva (2018), para referendar as falas dos sujeitos participantes, sustentando, portanto, os argumentos dissertativos que destacam a perspectiva de gênero como categoria de análise, na medida em que rompem com seu silenciamento.
Palavras-chave: Formação de professores. Gênero. Relações étnico-raciais. Protagonismo Negro
References
BRASIL. Ministério da Educação/Conselho Nacional de Educação. CP/DF Resolução nº 1, de 17 de junho de 2004. Institui as diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. 2004.
CARNEIRO, Sueli (2003) A mulher negra na sociedade brasileira – o papel do movimento feminista na luta anti-racista. Brasília: Fundação Cultural Palmares (no prelo).
DAVIS, Ângela. A liberdade é uma luta constante – Ferguson, Palestina e as bases para um movimento. São Paulo: Boitempo, 2018.
EUCLIDES, Maria Simone. Mulheres Negras, Doutoras, Teóricas e Professoras Universitárias: desafios e conquistas. 2017. Tese (Doutorado em Educação Brasileira) – Centro de Ciências Humanas, Departamento de Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira, Universidade Federla do Ceará, Fortaleza.
FIORUCCI, Flávia. “País afeminado, proletario feminista”. Mujeres inmorales e incapaces: la feminización Del magisterio em disputa (1900-1920). Anuario de Historia de la Educación, Sociedad Argentina de Historia de la Educación, v. 17, n. 2, p. 120-137, 2016.
FONSECA, M. V.; BARROS, S. A. P. (org.). A História da Educação dos Negros no Brasil. Niterói: EdUFF, 2016.
GIL, Antônio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
GOMES, Nilma Lino. A mulher negra que vi de perto. Belo Horizonte: Mazza Edições. 1995.
_______.Alguns termos e conceitos presentes no debate sobre relações raciais no Brasil: uma breve discussão. In: BRASIL. Educação Anti-racista: caminhos abertos pela Lei federal nº 10.639/03. Brasília, MEC, Secretaria de educação continuada e alfabetização e diversidade, p. 39 – 62, 2005.
________.Relações étnico-raciais, educação e descolonização dos currículos. Currículo sem Fronteiras, v.12, n.1, pp. 98-109, Jan/Abr. 2012
MARCELO. Carlos. Desenvolvimento Profissional: passado e futuro. SISIFO. Revista Ciência da Educação, n. 8, jan/abr, 2009.
MEIHY, J.C.S.B. Manual de história oral. São Paulo: Loyola, 1996.
NICOLETE, Jamilly Nicácio; ALMEIDA, Jane Soares de. Professoras e rainhas do lar: o protagonismo feminino na imprensa periódica (1902-1940). Educar em Revista, Curitiba, v.33, n. especial 2. p. 203-220, set. 2017.
NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Portugal: Porto, 2000.
OLIVEIRA, E. Mulher negra professora universitária: trajetória, conflitos e identidade. Brasília: Líber Livro Editora, 2006.
PETRUCCELLI, José Luís. A Cor Denominada: estudos sobre classificação étnico - racial. Rio de Janeiro: DP & A, 2007.
REIS, Maria da Conceição dos. Prática Pedagógica e Cultura Popular: uma relação possível. Recife: PROEXT-UFPE & Ed. Universitária da UFPE, 2014.
SILVA, Claudilene Maria da. Professoras Negras: identidade e práticas de enfrentamento do racismo no espaço escolar. Recife: Ed. Universitária da UFPE, 2013.
SOBRAL, Cristiane. Textos selecionados. 2018. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/literafro/arquivos/autoras/CristianeSobraltextosselecionados.pdf. Acesso em: 05 de Junho de 2021.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Communitas
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc-sa/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
The Copyright for articles published in this magazine belongs to the author, preserving the rights of first publication for the Communitas Magazine. Because they appear in this publicly accessible journal, the articles are free to use, with their own attributions, in educational and non-commercial applications.