AUDIOVISUALIZING NETWORKED SOCIABILITIES:

student narratives about educational experiences

Authors

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-15

Keywords:

Sociabilities, Cyberculture, Education, Audiovisual Productions, Teacher Training

Abstract

Este texto busca analisar as produções audiovisuais de discentes do curso de Pedagogia, realizados no âmbito da disciplina de Pesquisa e Prática Pedagógica (PPP), ao longo do segundo semestre de 2023. Procuramos estimular produções que abordassem diferentes olhares sobre uma Universidade pública do Estado do Rio de Janeiro, de modo que em grupos, a turma escolhesse temas que mais lhes mobilizassem. Previamente, o grupo participou de oficinas sobre a linguagem audiovisual, ministrada por uma docente colaboradora. Estas oficinas e as conversas com a turma forneceram subsídios para que se realizassem as produções. Nossas opções teórico-metodológicas se pautam na bricolagem dos princípios da multirreferencialidade (Ardoino; Macedo; Barbosa, 2012); na abordagem da ‘pesquisa com os cotidianos’ (Certeau, 2011; Andrade, Caldas e Alves, 2019) e na ciberpesquisa-formação (Santos, E., 2019), entre outros, tendo também além do audiovisual, ‘conversas’ e narrativas como principais formas de produção de ‘conhecimentossignificações’ (Ribeiro, Sampaio e Souza, 2019). Em termos de resultados, destacamos os temas abordados nos vídeos - questões de saúde mental, banalização perante a sobrecarga acadêmica, acessibilidade e inclusão social dentro da Universidade, afetividade com o âmbito acadêmico, dentre outros que eram vistos como necessários para se discutir. A turma se mostrou bastante engajada com as produções e demonstraram, além do engajamento com as questões da universidade pública, uma grande expertise para a produção do material, sobretudo em função de habilidades de algum componente do grupo que já possuía familiaridade com estes usos. Sendo assim, a realização de atividades contemplando diferentes mídias é vista como necessária e fundamental como mais uma forma de produzir e socializar conhecimentos.

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Author Biographies

Luciana Velloso, Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ

Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Kaline Aguiar, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e bolsista de Iniciação Científica no Grupo de Pesquisa Sociabilidade, Cibercultura e Educação (SoCib) da Faculdade de Educação da UERJ.

Vitor Ribeiro Correia, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Graduando de Pedagogia na Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com experiências em sala de aula e pesquisa. Atualmente participo no grupo de pesquisa "SoCib - Sociabilidades, Cibercultura e Educação", na linha de "Cotidianos, Redes Educativas e Processos Culturais", coordenado pela Prof. Dra. Luciana Velloso. Atuei como bolsista monitor da disciplina "Pesquisa e Prática Pedagógica - Ciências Sociais e Educação" ministrada pela mesma docente. 

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Published

2025-03-27

How to Cite

VELLOSO, Luciana; AGUIAR, Kaline; RIBEIRO CORREIA, Vitor. AUDIOVISUALIZING NETWORKED SOCIABILITIES:: student narratives about educational experiences. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e8144, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-15. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8144. Acesso em: 4 jun. 2025.

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