Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Demanda Contínua

v. 8 n. 20 (2024): REFLEXÕES EM TORNO DA ARTICULAÇÃO ENTRE TEORIA E PRÁTICA EM ATIVIDADES EDUCATIVAS

PRÁTICA DOCENTE EM CLASSES HOSPITALARES: reverberação na aprendizagem dos alunos enfermos

DOI
https://doi.org/10.29327/268346.8.20-15
Enviado
outubro 21, 2024
Publicado
2024-11-19

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender a prática docente realizada em classes hospitalares e suas reverberações na aprendizagem do aluno enfermo. Foi utilizada a abordagem qualitativa de caráter exploratório, centrada no Estado da Questão, desempenhando um papel fundamental em todas as etapas da pesquisa e permitindo ao pesquisador identificar a contribuição original da pesquisa para o fenômeno em questão, após uma análise e definição dos caminhos teórico-metodológicos a serem percorridos. Conclui-se que a prática pedagógica em classes hospitalares adapta o currículo e as estratégias de ensino para atender às necessidades dos alunos enfermos, criando um ambiente educativo que reduz o estresse, promove a socialização e o aprendizado.

Referências

  1. ARAÚJO, Kathy Souza Xavier de. Estratégias educacionais no ambiente hospitalar: um estudo na pediatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22352. Acesso em: 02 maio 2024.
  2. AUGUSTO, Cleiciele Albuquerque et al. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). Rev. Econ. Sociol. Rural (RESR), Piracicaba-SP, Vol. 51, Nº 4, p. 745-764, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/resr/a/zYRKvNGKXjbDHtWhqjxMyZQ/. Acesso em: 10 fev. 2024.
  3. CRIVELLARI, Isabela de Oliveira. Metodologias ativas no contexto de classes hospitalares. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica, Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”, Bauru/SP, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/250394. Acesso em: 2 maio 2024.
  4. FONSÊCA, Margareth Santos. A classe hospitalar no contexto da educação de jovens e adultos: intervenções pedagógicas no ABC Nefro. 194f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2552. Acesso em: 26 abr. 2024.
  5. FURTADO, Sheila Batista. O ensino de Ciências/Química em classes hospitalares: Um olhar para o processo de ensino e aprendizagem. 118f. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215881. Acesso em: 2 maio 2024.
  6. LEITE, Priscila Costa Soares. Educação de jovens e adultos em ambiente
  7. hospitalar: representações sobre si, a educação e projetos de vida. 200f.
  8. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://propesp.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/2020/01/priscila_costa_soares_leite.pdf. Acesso em: 26 abr. 2024.
  9. MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; LUZ, Carolina Nóbrega Sabóia. Estudos sobre pesquisa e reflexão na formação docente: o estado da questão. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 23, n. 2, p. 137-157, 2018. Disponível em: http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao. Acesso em: 25 abr. 2024.
  10. NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, p.5-16, jul.-dez, 2004. https://doi.org/10.18222/eae153020042148. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2148. Acesso em: 12 ago. 2024.
  11. PEDROSA, Emerson Marinho. Construindo uma prática pedagógica: aprendendo a aprender com o ensino de ciências na classe hospitalar Semear. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/231901. Acesso em: 2 maio 2024.
  12. RODRIGUES, Júlio César; SIMÕES, Regina Maria Rovigati; PRODOCIMO, Elaine. O lúdico no ambiente da classe hospitalar: um estudo de revisão. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, v. 7, n. 3, p. 390-400, 2019. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/3336. Acesso em: 26 abril 2024.
  13. SANTOS, Raffael Bruno Gomes dos; CONCEIÇÃO, Cláudia Cristina da; CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro;. A importância da classe hospitalar Semear do Recife no processo de continuidade da escolarização dos estudantes/pacientes com câncer. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 256, p. 633-650, set./dez. 2019. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4097. Acesso em: 26 abr. 2024.
  14. SILVA, Jean Marcos da. O ensino da geografia em classe hospitalar/domiciliar: Desafios, práticas e possibilidades. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/57198188-b1ef-4964-a147-fde55ad763c5. Acesso em: 2 maio 2024.
  15. SOUSA, Alanne Cruz; TELES, Damares Araujo; SOARES, Maria Perpétua do Socorro Beserra. Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo. Revista Educação e Emancipação, n. 1, p. 241–259, 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7725. Acesso em: 26 abr. 2024.
  16. TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves; TEIXEIRA, Uyara Soares Cavalcanti; OLIVEIRA, Wânia Elias Vieira de; RODRIGUES, Isabela Segato. Classe hospitalar: a gestão pedagógica de professores com educandos em iminência de morte. RBPAE, v. 35, n. 2, p. 401-425, mai./ago. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/vol35n22019.91144. Acesso em: 26 abr. 2024.