PRÁTICA DOCENTE EM CLASSES HOSPITALARES

reverberação na aprendizagem dos alunos enfermos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-15

Palavras-chave:

Prática docente, Classe hospitalar, Aprendizagem, Aluno enfermo.

Resumo

O estudo teve como objetivo compreender a prática docente realizada em classes hospitalares e suas reverberações na aprendizagem do aluno enfermo. Foi utilizada a abordagem qualitativa de caráter exploratório, centrada no Estado da Questão, desempenhando um papel fundamental em todas as etapas da pesquisa e permitindo ao pesquisador identificar a contribuição original da pesquisa para o fenômeno em questão, após uma análise e definição dos caminhos teórico-metodológicos a serem percorridos. Conclui-se que a prática pedagógica em classes hospitalares adapta o currículo e as estratégias de ensino para atender às necessidades dos alunos enfermos, criando um ambiente educativo que reduz o estresse, promove a socialização e o aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Stefane Caroline Correia Morais, Universidade Federal do Maranhão

Acadêmica no curso de Licenciatura em Pedagogia - UFMA. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Atendimento Educacional Hospitalar (GEPAEH), com experiência em atendimento educacional hospitalar no projeto de extensão "Educar, uma ação saudável".

Francy Sousa Rabelo, Universidade Federal do Maranhão

Doutora e Mestre em Educação pela Umiversidade Estadual do Ceará. Professora Adjunta no Departamento de Educação I/UFMA. Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Atendimento Educacional Hospitalar (GEPAEH) e o Projeto de Extensão Estudar, uma ação Saudável (UFMA).

Referências

ARAÚJO, Kathy Souza Xavier de. Estratégias educacionais no ambiente hospitalar: um estudo na pediatria do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2021. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/22352. Acesso em: 02 maio 2024.

AUGUSTO, Cleiciele Albuquerque et al. Pesquisa Qualitativa: rigor metodológico no tratamento da teoria dos custos de transação em artigos apresentados nos congressos da Sober (2007-2011). Rev. Econ. Sociol. Rural (RESR), Piracicaba-SP, Vol. 51, Nº 4, p. 745-764, 2013. Disponível em: https://www.scielo.br/j/resr/a/zYRKvNGKXjbDHtWhqjxMyZQ/. Acesso em: 10 fev. 2024.

CRIVELLARI, Isabela de Oliveira. Metodologias ativas no contexto de classes hospitalares. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Docência para a Educação Básica, Universidade Estadual Paulista “Júlio De Mesquita Filho”, Bauru/SP, 2023. Disponível em: http://hdl.handle.net/11449/250394. Acesso em: 2 maio 2024.

FONSÊCA, Margareth Santos. A classe hospitalar no contexto da educação de jovens e adultos: intervenções pedagógicas no ABC Nefro. 194f. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Gestão de Ensino da Educação Básica, Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2018. Disponível em: https://tedebc.ufma.br/jspui/handle/tede/2552. Acesso em: 26 abr. 2024.

FURTADO, Sheila Batista. O ensino de Ciências/Química em classes hospitalares: Um olhar para o processo de ensino e aprendizagem. 118f. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação). Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215881. Acesso em: 2 maio 2024.

LEITE, Priscila Costa Soares. Educação de jovens e adultos em ambiente

hospitalar: representações sobre si, a educação e projetos de vida. 200f.

Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade do Estado do Pará, Belém, 2019. Disponível em: https://propesp.uepa.br/ppged/wp-content/uploads/2020/01/priscila_costa_soares_leite.pdf. Acesso em: 26 abr. 2024.

MENEZES, Eunice Andrade de Oliveira; NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; LUZ, Carolina Nóbrega Sabóia. Estudos sobre pesquisa e reflexão na formação docente: o estado da questão. Revista de Educação, Ciência e Cultura, Canoas, v. 23, n. 2, p. 137-157, 2018. Disponível em: http://revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao. Acesso em: 25 abr. 2024.

NÓBREGA-THERRIEN, Silvia Maria; THERRIEN, Jacques. Trabalhos científicos e o estado da questão. Estudos em Avaliação Educacional, v. 15, n. 30, p.5-16, jul.-dez, 2004. https://doi.org/10.18222/eae153020042148. Disponível em: https://publicacoes.fcc.org.br/eae/article/view/2148. Acesso em: 12 ago. 2024.

PEDROSA, Emerson Marinho. Construindo uma prática pedagógica: aprendendo a aprender com o ensino de ciências na classe hospitalar Semear. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/231901. Acesso em: 2 maio 2024.

RODRIGUES, Júlio César; SIMÕES, Regina Maria Rovigati; PRODOCIMO, Elaine. O lúdico no ambiente da classe hospitalar: um estudo de revisão. Revista Família, Ciclos De Vida E Saúde No Contexto Social, v. 7, n. 3, p. 390-400, 2019. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/refacs/article/view/3336. Acesso em: 26 abril 2024.

SANTOS, Raffael Bruno Gomes dos; CONCEIÇÃO, Cláudia Cristina da; CAVALCANTE, Tícia Cassiany Ferro;. A importância da classe hospitalar Semear do Recife no processo de continuidade da escolarização dos estudantes/pacientes com câncer. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 100, n. 256, p. 633-650, set./dez. 2019. Disponível em: https://rbep.inep.gov.br/ojs3/index.php/rbep/article/view/4097. Acesso em: 26 abr. 2024.

SILVA, Jean Marcos da. O ensino da geografia em classe hospitalar/domiciliar: Desafios, práticas e possibilidades. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação – Mestrado Profissional em Ensino na Educação Básica, Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2019. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/items/57198188-b1ef-4964-a147-fde55ad763c5. Acesso em: 2 maio 2024.

SOUSA, Alanne Cruz; TELES, Damares Araujo; SOARES, Maria Perpétua do Socorro Beserra. Pedagogia Hospitalar: a relevância da atuação do pedagogo. Revista Educação e Emancipação, n. 1, p. 241–259, 2017 Disponível em: https://periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/reducacaoemancipacao/article/view/7725. Acesso em: 26 abr. 2024.

TEIXEIRA, Ricardo Antonio Gonçalves; TEIXEIRA, Uyara Soares Cavalcanti; OLIVEIRA, Wânia Elias Vieira de; RODRIGUES, Isabela Segato. Classe hospitalar: a gestão pedagógica de professores com educandos em iminência de morte. RBPAE, v. 35, n. 2, p. 401-425, mai./ago. 2019. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/vol35n22019.91144. Acesso em: 26 abr. 2024.

Downloads

Publicado

19.11.2024

Como Citar

MORAIS, Stefane Caroline Correia; RABELO, Francy Sousa. PRÁTICA DOCENTE EM CLASSES HOSPITALARES: reverberação na aprendizagem dos alunos enfermos . Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 273–293, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-15. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8041. Acesso em: 19 jul. 2025.

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.