INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA ESCOLA DO SEMIÁRIDO PIAUIENSE

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.8.20-7

Palavras-chave:

Educação Especial, Formação dos professores, Inclusão, Prática pedagógica.

Resumo

Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa realizada sobre a inclusão educacional de alunos público-alvo da Educação Especial em uma escola pública localizada no município de Isaías Coelho, região do semiárido piauiense. Teve como objetivo principal investigar a inclusão de alunos público-alvo da Educação Especial buscando compreender a formação dos professores e as práticas pedagógicas adotadas nesse processo. A pesquisa realizada foi de natureza qualitativa e utilizou como técnicas de coleta de dados as entrevistas semiestruturadas com os professores. Os resultados evidenciaram que os docentes investigados não tiveram nenhuma disciplina direcionada para o trabalho pedagógico com os alunos público-alvo da Educação Especial durante a formação inicial e que por esse motivo ainda não se sentiam preparados para trabalhar com esses alunos. Os investigados ressaltaram ainda que nunca participaram de formação continuada na área de educação especial e inclusiva apesar deste tipo de formação ser ofertada pela rede municipal.

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Biografia do Autor

Vanessa Silva de Jesus, Universidade Federal do Piauí

Graduanda em Educação do Campo/ Ciências da Natureza. 

Lauro Araújo Mota, Universidade Federal do Piauí

Professor Adjunto da Universidade Federal do Piauí (UFPI). Doutor em Educação (UNICAMP). Mestre em Educação-PUC Campinas. Licenciado em Pedagogia (UECE). Líder do grupo de Pesquisa Psicologia, Educação e Desenvolvimento Humano- UFPI.

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Publicado

19.11.2024

Como Citar

JESUS, Vanessa Silva de; MOTA, Lauro Araújo. INCLUSÃO DE ALUNOS PÚBLICO-ALVO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL EM UMA ESCOLA DO SEMIÁRIDO PIAUIENSE . Communitas, Rio Branco, v. 8, n. 20, p. 125–141, 2024. DOI: 10.29327/268346.8.20-7. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8030. Acesso em: 7 jul. 2025.

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