A TRAJETÓRIA DA MULHER NEGRA EM CARGOS DE GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ/PARÁ
DOI:
https://doi.org/10.29327/268346.9.21-24Palavras-chave:
Mulheres Negras. Cargos de Gestão. Análise do Discurso.Resumo
Este trabalho investiga a trajetória de mulheres negras em cargos de gestão escolar na cidade de Tucuruí/Pará, com foco nos desafios diários que enfrentam. Por meio de uma análise discursiva, busca-se compreender o processo de reexistência dessas mulheres nesses cargos. O objetivo geral, é analisar discursivamente o percurso dessas gestoras. Especificamente, o estudo visa identificar os obstáculos enfrentados, a partir dos seus próprios dizeres, e contribuir para as pesquisas na área da educação, cultura e linguagem, destacando as suas narrativas. Dessa forma, a metodologia interpretativista adotada, inclui entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas, transcritas e analisadas à luz da Análise do Discurso, fundamentada nos estudos de Coracini (2003), Foucault (2010), Lopes (2018) e Pêcheux (1990). Os resultados apontam para desigualdades e preconceitos persistente, ressaltando a importância de valorizar a diversidade e as competência das mulheres negras. Conclui-se que, para promover mudanças efetivas, é imprescindível o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas e a desconstrução de narrativas estereotipadas, fortalecendo a representatividade e a competência dessas profissionais.
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Referências
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