A TRAJETÓRIA DA MULHER NEGRA EM CARGOS DE GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ/PARÁ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-24

Palavras-chave:

Mulheres Negras. Cargos de Gestão. Análise do Discurso.

Resumo

Este trabalho investiga a trajetória de mulheres negras em cargos de gestão escolar na cidade de Tucuruí/Pará, com foco nos desafios diários que enfrentam. Por meio de uma análise discursiva, busca-se compreender o processo de reexistência dessas mulheres nesses cargos. O objetivo geral, é analisar discursivamente o percurso dessas gestoras. Especificamente, o estudo visa identificar os obstáculos enfrentados, a partir dos seus próprios dizeres, e contribuir para as pesquisas na área da educação, cultura e linguagem, destacando as suas narrativas. Dessa forma, a metodologia interpretativista adotada, inclui entrevistas semiestruturadas, que foram gravadas, transcritas e analisadas à luz da Análise do Discurso, fundamentada nos estudos de Coracini (2003), Foucault (2010), Lopes (2018) e Pêcheux (1990). Os resultados apontam para desigualdades e preconceitos persistente, ressaltando a importância de valorizar a diversidade e as competência das mulheres negras. Conclui-se que, para promover mudanças efetivas, é imprescindível o desenvolvimento de políticas públicas inclusivas e a desconstrução de narrativas estereotipadas, fortalecendo a representatividade e a competência dessas profissionais.

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Biografia do Autor

Deise da Silva Medeiros, Universidade Federal de Pará

Titulação: Mestranda Vínculo: Universidade Federal do Pará

Lucas Rodrigues Lopes, Universidade Federal do Pará

Universidade Federal do Pará

Referências

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Publicado

27.03.2025

Como Citar

MEDEIROS, Deise da Silva; LOPES, Lucas Rodrigues. A TRAJETÓRIA DA MULHER NEGRA EM CARGOS DE GESTÃO ESCOLAR NO MUNICÍPIO DE TUCURUÍ/PARÁ. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e8129, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-24. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8129. Acesso em: 24 abr. 2025.

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