VOZES, DIZERES, FAZERES DE MULHERES-PROFESSORAS NA LUTA FEMININA POR DIVERSIDADE, INCLUSÃO E IGUALDADE DE GÊNERO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268346.9.21-22

Palavras-chave:

Vozes de mulheres. Participação feminina. Igualdade de gênero.

Resumo

No Brasil 8 em 10 docentes da educação básica são mulheres, 80% na educação básica: uma população de professoras, portanto, o magistério brasileiro é feminino. O texto perpassa a questão da participação feminina na defesa da diversidade, inclusão e igualdade de gênero na educação, trazendo vozes, dizeres e fazeres de uma amostra com quatro mulheres-professoras entrevistadas entre fim de 2020 e início de 2021. Faz parte da pesquisa a mulher na/da docência/ciência no grupo de pesquisa Gepce/minorias, na perspectiva da pesquisa implicada qualitativa de base fenomenológica, repercutindo os problemas de gênero e as atuações profissionais de mulheres-professoras na educação, na gestão educacional e na militância sindical.

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Biografia do Autor

José Damião Trindade Rocha, UFT

Pós-Doc. pela UEPA. Doutor pela UFBA. Mestre em educação brasileira pela UFG. Docente do Doutorado em educação na Amazônia (PGEDA/UFPA/UFT), do PPGE/UFT. Sócio Anped GT 12 - Currículo, ABdC, ABEH. Líder do grupo de pesquisa Gepce/Minorias. 

Mônica Strege Médici , Rede Estadual de Educação de Vila Rica – MT

Rede Estadual de Educação de Vila Rica – MT

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Publicado

27.03.2025

Como Citar

TRINDADE ROCHA, José Damião; MÉDICI , Mônica Strege. VOZES, DIZERES, FAZERES DE MULHERES-PROFESSORAS NA LUTA FEMININA POR DIVERSIDADE, INCLUSÃO E IGUALDADE DE GÊNERO. Communitas, Rio Branco, v. 9, n. 21, p. e8006, 2025. DOI: 10.29327/268346.9.21-22. Disponível em: https://periodicos.ufac.br/index.php/COMMUNITAS/article/view/8006. Acesso em: 24 abr. 2025.

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