Demanda Contínua
v. 5 n. 11 (2021): Esperançar a EJA
ENTRE O SILENCIAMENTO E O PROTAGONISMO: vozes de professoras negras do sul da Bahia
Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC)
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Enviado
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julho 16, 2021
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Publicado
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2021-09-29
Resumo
O Presente artigo é fruto de discussões e leituras orientadas para o componente curricular Tópicos Especiais em Educação - Relações Étnico-Raciais e Formação de Professores no Programa de Pós Graduação em Educação PPGE/UESC. Tem por objetivo apresentar considerações pertinentes a respeito do protagonismo de mulheres negras e professoras da rede básica de educação, de um município do interior do sul baiano, enquanto as lutas de resistência e cidadania. Por ora, participaram do estudo sete professoras, colaborando com a entrevista semiestrurada, sobre seu papel na educação enquanto protagonista da resistência de lutas. Utilizou-se, os estudos de Barros (2015), Carneiro (2003), Fonseca (2016), Nóvoa (2000), Oliveira (2006), Silva (2018), para referendar as falas dos sujeitos participantes, sustentando, portanto, os argumentos dissertativos que destacam a perspectiva de gênero como categoria de análise, na medida em que rompem com seu silenciamento.
Palavras-chave: Formação de professores. Gênero. Relações étnico-raciais. Protagonismo Negro
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