Política nacional de alfabetização

o foco na literacia e o silenciamento do letramento

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/210932.8.2-13

Palavras-chave:

Política Nacional de Alfabetização. Letramento. Literacia.

Resumo

O artigo se materializa no intercruzamento dos discursos que integram a Política Nacional de Alfabetização e mobiliza o entendimento dos rompimentos, da referida política, com as contribuições das pesquisas nacionais sobre a especificidade da alfabetização e do letramento no Brasil. Para isso, realizamos um estudo documental cujo corpus foi analisado com base na técnica de análise de conteúdo. Os resultados demonstram reducionismos conceituais e metodológicos sobre o processo de alfabetização, que reforçam evidências científicas sobre método fônico, e, por meio da alusão às práticas de literacia, impõem o silenciamento do termo letramento, desconsiderando pesquisas consolidadas sobre alfabetização e letramento há mais de 20 anos no país.

PALAVRAS-CHAVE: Política Nacional de Alfabetização. Letramento. Literacia.

 

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Publicado

2020-12-07

Como Citar

Santos, J. N. dos ., Santos, A. C. dos ., & Pinheiro, V. C. de S. . (2020). Política nacional de alfabetização : o foco na literacia e o silenciamento do letramento. Muiraquitã: Revista De Letras E Humanidades, 8(2). https://doi.org/10.29327/210932.8.2-13