Política nacional de alfabetização
o foco na literacia e o silenciamento do letramento
DOI:
https://doi.org/10.29327/210932.8.2-13Keywords:
Política Nacional de Alfabetização. Letramento. Literacia.Abstract
This paper presents the intercrossing of the National Literacy Policy’s discourses and stimulates the understanding about ruptures of the contributions of national researches on the specificity of the alphabetization and social literacy in Brazil. For this, we conducted a documentary study in which the corpus was analyzed based on the content analysis method. The results demonstrate conceptual and methodological reductions in the literacy process that reinforces scientific evidence about the phonic teaching method and, through the allusion to literacy practices, imposes the silencing of the term social literacy, which goes against more than 20 years of consolidated researches on alphabetization and social literacy of this country.
KEYWORDS: National Literacy Policy. Social literacy. Literacy.
References
BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.
_____. O homem ao espelho: apontamentos dos anos 1940. São Carlos: Pedro e João Editores, 2019.
BARBOSA, Jamile de Oliveira. A concepção da alfabetização no Programa Alfa e Beto. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Pedagogia) – Universidade Federal de Sergipe, São Cristóvão, 2013.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa, Portugal; Edições 70, LDA, 2009.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.
_____. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNC C_20dez_site.pdf>. Acesso em: 28 mar. 2020.
_______. Ministério da Educação. Planejando a Próxima Década. Conhecendo as 20 Metas do Plano Nacional de Educação. Ministério da Educação/Secretaria de Articulação com os Sistemas de Ensino (MEC/Sase): Brasília, DF., 2014.
BUNZEN, Clecio. Um breve decálago sobre o conceito de ‘literacia’ na Política Nacional de Alfabetização (PNA, 2019). In: Revista Brasileira de Alfabetização [Recurso eletrônico]/Associação Brasileira de Alfabetização. V. 1, n. 10 (jul./dez. 2019) – Belo Horizonte: ABAlf, 2019 – Edição Especial, p. 44-51.
CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J. et al. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis, Vozes, 2008.
CHARTIER, Anne-Marie. Práticas de leitura e escrita: história e atualidade. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.
_____. Ensinar a ler e escrever, entre teoria e prática. Palestra apresentada na V Semana da Educação, da Fundação Victor Civita. São Paulo, 20 de outubro de 2010. Disponível em: <https://novaescola.org.br/conteudo/1635/palestra -de-anne-marie-chartier-na-semana-daeducacao-2010> Acesso em: 28 mar. 2020.
FRADE, Isabel Cristina Alves da Silva. Um paradigma científico e evidências a ele relacionadas resolveriam os problemas da alfabetização brasileira? In: Revista Brasileira de Alfabetização [Recurso eletrônico]/Associação Brasileira de Alfabetização. V. 1, n. 10 (jul./dez. 2019) – Belo Horizonte: ABAlf, 2019 – Edição Especial, p. 15-25.
GABRIEL, Rosângela. (2017). Letramento, Alfabetização e Literacia: um olhar a partir da ciência da leitura. Revista Prâksis. 2. 76. 10.25112/rpr.v2i0.1277.
MACIEL, Francisca Isabel Pereira. Onde estão as pesquisas sobre alfabetização no Brasil? . In: Revista Brasileira de Alfabetização [Recurso eletrônico]/Associação Brasileira de Alfabetização. V. 1, n. 10 (jul./dez. 2019) – Belo Horizonte: ABAlf, 2019 – Edição Especial, p. 58-62.
MORAIS, Artur Gomes de. Se a escrita alfabética é um sistema notacional (e não um código), que implicações isso tem para a alfabetização? In: MORAIS, Artur Gomes de; ALBUQUERQUE, Eliana Borges Correia de; LEAL, Telma Ferraz (Orgs.). Alfabetização: a apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005, p. 29-46.
_____. Consciência fonológica na educação infantil e no ciclo de alfabetização. 1. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
_____. Análise crítica da PNA (Política Nacional de Alfabetização) imposta pelo MEC através de decreto em 2019. In: Revista Brasileira de Alfabetização [Recurso eletrônico]/Associação Brasileira de Alfabetização. V. 1, n. 10 (jul./dez. 2019) – Belo Horizonte: ABAlf, 2019a – Edição Especial, p. 66-75.
_____. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.
______. Criar Leitores: para professores e educadores. São Paulo: Manole, 2013.
MORTATTI, Maria Rosário Longo. História dos Métodos de Alfabetização no Brasil. Ministério da Educação (MEC), 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf> Acesso em: 27 mar. 2020.
ORLANDI, Eni Puccinelli. As formas do silêncio: no movimento dos sentidos. 6ª ed. Campinas: Editora da Unicamp, 2007.
PINHEIRO, Viviane Caline de Souza; SANTOS, Adriana Cavalcanti dos. Avaliação Nacional da Alfabetização: proficiência em leitura em Alagoas. Revista Educação e Linguagens, v. 7, p. 34-49, 2018.
SANTOS, J. PINHEIRO, V. SANTOS, A. C. Matriz de referência de língua portuguesa da avaliação nacional de alfabetização: (des)dobramentos em estratégias didáticas. Revista Humanidades e Inovação v.7, n.1 – 2020.
SOARES, Magda. A Reinvenção da Alfabetização. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v.9, n.52, jul/ago 2003. Disponível em: <http://www.gestaoescolar.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/programa_aceleracao_estudos/reivencao_alfabetizacao.pdf> Acesso em: 27 mar. 2020.
_____. Letramento: um tema em três gêneros. 3ª ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2014.
_____. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
TFOUNI, Leda Verdiani. Letramento e alfabetização. São Paulo: Cortez, 2005.
VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017.