REFLEXÕES ACERCA DO USO DO CINEMA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: ENSINANDO CULTURA BRASILEIRA PELA VIA DAS LINGUAGENS VISUAIS

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT

Palavras-chave:

Cinema, cultura, educação, Macunaíma.

Resumo

O foco deste artigo é refletir sobre a importância do uso de filmes na educação escolar e como os filmes utilizados podem deixar melhor compreender a cultura brasileira. Esse artigo traz uma análise qualitativa e é de cunho bibliográfico. Utilizamos o filme brasileiro “Macunaíma”, de 1969, como objeto para nossos argumentos. Os resultados mostram que o cinema e a educação podem ser grandes parceiros na instrução dos estudantes sobre a cultura brasileira e suas culturas locais, além de outros temas relevantes.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades, mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá - SP. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ e com complementação pedagógica em Pedagogia. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT). Docente do Programa de Pós-Graduação em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais (PPGDire) e da Pós-Graduação em Ensino de Língua e Literatura (PPGL). Pesquisador no grupo de pesquisa Grupo de Estudos do Sentido - Tocantins – GESTO e no Grupo de Estudos e Pesquisa em Demandas Populares e Dinâmicas Regionais, ambos da Universidade Federal do Tocantins – UFT.

Referências

AGUILAR, Gonzalo. Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista. São Paulo: Edusp, 2005.

BARBOSA, Ana Mae. Educação Pós-colonialista no Brasil: Aprendizagem Triangular. IN: Comunicação e Educação. São Paulo, n. 21, pág. 59-64, 1995.

CHARBONNIER, Georges. Arte, linguagem, etnologia: entrevistas com Claude Lévi-Strauss. Campinas, SP: Papirus, 1989.

JOHNSON, Randal. Brazilian narrative. IN KING, John (ed). The Cambridge Companion to Modern Latin American Cultures. Cambridge: Cambridge University Press, pág. 119-135, 2004.

LIMA NETO, Antônio. As Intersecções entre Cinema e História no filme Terra em Transe. IN: Revista Thema. 09 (02), ISSN: 2177-2894, pág. 1-15, 2012.

MOCELLIN, Renato. História e cinema: educação para as mídias. São Paulo: Editora do Brasil, 2009.

NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.

RODRIGUES, Walace; BARROS, Cristiano Alves. Cinema e identidade cultural brasileira: possíveis reflexões para uso de filmes em sala de aula. IN: Arteriais. V. 3, n. 4, pág. 76-83, 2017.

RODRIGUES, Walace. Música e ditadura: a canção “Tropicália” de Caetano Veloso e seu momento histórico. IN: Cultura Crítica. 50 anos de golpe de 64, resistência artística, ditadura miltar. Revista cultural da Apropuc-sp, nº 16, ISSN: 1981-0911, pág. 75-85, 2014a.

RODRIGUES, Walace. Tropicalismo e cinema na construção de uma identidade cultural nacional. IN: Cadernos de Pesquisa. UFMA, São Luís, v. 21, nº. 2, ISSN: 2178-2229, pág. 1-9, 2014b.

SILVA, Roseli Pereira. Cinema e educação. São Paulo: Cortez, 2007.

STURKEN, Marita; CARTWRIGHT, Lisa. Practices of looking: an intruduction to visual culture. New York: Oxford University Press, 2005.

WISNIK, José Miguel. O minuto e o milênio ou Por favor, professor, uma década de cada vez. José Miguel Wisnik. IN BAHIANA, Ana Maria; WISNIK, José Miguel; AUTRAN, Margarida. Anos 70. Rio de Janeiro: Europa Editora, pág. 7-23, 1979.

YUNES, Eliana. Leitura pelo olhar do cinema. São Paulo: Editora Reflexão, 2013.

Downloads

Publicado

2019-10-08

Edição

Seção

Artigos