REFLEXÕES ACERCA DO USO DO CINEMA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR: ENSINANDO CULTURA BRASILEIRA PELA VIA DAS LINGUAGENS VISUAIS
Palavras-chave:
Cinema, cultura, educação, Macunaíma.Resumo
O foco deste artigo é refletir sobre a importância do uso de filmes na educação escolar e como os filmes utilizados podem deixar melhor compreender a cultura brasileira. Esse artigo traz uma análise qualitativa e é de cunho bibliográfico. Utilizamos o filme brasileiro “Macunaíma”, de 1969, como objeto para nossos argumentos. Os resultados mostram que o cinema e a educação podem ser grandes parceiros na instrução dos estudantes sobre a cultura brasileira e suas culturas locais, além de outros temas relevantes.
Referências
AGUILAR, Gonzalo. Poesia concreta brasileira: as vanguardas na encruzilhada modernista. São Paulo: Edusp, 2005.
BARBOSA, Ana Mae. Educação Pós-colonialista no Brasil: Aprendizagem Triangular. IN: Comunicação e Educação. São Paulo, n. 21, pág. 59-64, 1995.
CHARBONNIER, Georges. Arte, linguagem, etnologia: entrevistas com Claude Lévi-Strauss. Campinas, SP: Papirus, 1989.
JOHNSON, Randal. Brazilian narrative. IN KING, John (ed). The Cambridge Companion to Modern Latin American Cultures. Cambridge: Cambridge University Press, pág. 119-135, 2004.
LIMA NETO, Antônio. As Intersecções entre Cinema e História no filme Terra em Transe. IN: Revista Thema. 09 (02), ISSN: 2177-2894, pág. 1-15, 2012.
MOCELLIN, Renato. História e cinema: educação para as mídias. São Paulo: Editora do Brasil, 2009.
NAPOLITANO, Marcos. Como usar o cinema na sala de aula. São Paulo: Contexto, 2003.
RODRIGUES, Walace; BARROS, Cristiano Alves. Cinema e identidade cultural brasileira: possíveis reflexões para uso de filmes em sala de aula. IN: Arteriais. V. 3, n. 4, pág. 76-83, 2017.
RODRIGUES, Walace. Música e ditadura: a canção “Tropicália” de Caetano Veloso e seu momento histórico. IN: Cultura Crítica. 50 anos de golpe de 64, resistência artística, ditadura miltar. Revista cultural da Apropuc-sp, nº 16, ISSN: 1981-0911, pág. 75-85, 2014a.
RODRIGUES, Walace. Tropicalismo e cinema na construção de uma identidade cultural nacional. IN: Cadernos de Pesquisa. UFMA, São Luís, v. 21, nº. 2, ISSN: 2178-2229, pág. 1-9, 2014b.
SILVA, Roseli Pereira. Cinema e educação. São Paulo: Cortez, 2007.
STURKEN, Marita; CARTWRIGHT, Lisa. Practices of looking: an intruduction to visual culture. New York: Oxford University Press, 2005.
WISNIK, José Miguel. O minuto e o milênio ou Por favor, professor, uma década de cada vez. José Miguel Wisnik. IN BAHIANA, Ana Maria; WISNIK, José Miguel; AUTRAN, Margarida. Anos 70. Rio de Janeiro: Europa Editora, pág. 7-23, 1979.
YUNES, Eliana. Leitura pelo olhar do cinema. São Paulo: Editora Reflexão, 2013.