TRABALHO, EDUCAÇÃO E CULTURA: ELEMENTOS QUE CONSTITUEM HUMANIDADES E DESUMANIDADES

Autores

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar e centralidade do trabalho, como um processo humanizador através da educação, cultura, e examinar o processo humanizador que decorre de sua prática objetivada, assim como o processo de desumanização que perpassa pela alienação do trabalho e que repercute na desumanização e barbárie. Para tanto, a construção teórico-metodológica apoiou-se nos pressupostos e aforismas de Paulo Freire sobre a relação entre a educação e a arte no intuito de dialogar sobre a importância da conscientização política e estética do educador e educandos. Assim como examinar, em um movimento dialético com as relações, historicamente determinadas, o caráter ambíguo dos elementos naturais e culturais no desenvolvimento humano. Nesses termos, o papel e centralidade do trabalho foram alienados pelo progresso irrefreado da sociedade de mercado, e que abarcou também o esvaziamento de sentidos da educação e da arte. No entanto, assumimos o pressuposto de que o trabalho, sim, é uma condição que se torna fundamental para a vida humana por ser um elemento de construção de humanidades por meio da cultura e da educação.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo da Silva, Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esporte

Atua profissionalmente como professor do quadro efetivo da Secretaria de Estado de Educação, Cultura e Esportes (SEE) do Estado do Acre, na área de Artes/Música. Possui mestrado em educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Acre (UFAC), com ênfase no Currículo, Formação de Professores e Trabalho Docente. Graduado em Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Acre (acadêmico transferido da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ). Atuou profissionalmente como professor substituto do Curso de Licenciatura em Música, na área da Educação Musical, vinculado ao Centro de Educação, Letras e Arte (CELA) da Universidade Federal do Acre, exercendo a docência nas disciplinas: Educação Musical, Práticas de Ensino, Cultura Musical Brasileira, Música e Educação Especial, Composição Musical e outras outras disciplinas vinculadas à área da Arte-Educação e Educação Musical. Como pesquisador é atuante com pesquisas voltadas para: a Arte-Educação, Educação Musical, Musica Decolonial, Práticas Criativas, para o Currículo de Formação de Professores de Arte, Praticas de Ensino e Trabalho Docente.

Tânia Mara Rezende Machado, Universidade Federal do Acre

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Acre (1993), mestrado em História pela Universidade Federal de Pernambuco (2002), doutorado em Educação (Currículo) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2010). Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas em Trabalho Docente e Desenvolvimento Profissional, compõe o Conselho Editorial da Revista de Letras e Humanidades Muiraquitã com sede na UFAC e compõe a diretoria da Anpuh Acre como primeira secretária, Atualmente realiza Estágio Pós-Doutoral no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Paraná com pesquisa sobre Currículos de Formação Inicial de Professores do Campo na Amazônia. É professora associada 3 da Universidade Federal do Acre, professora permanente do Mestrado Acadêmico em Educação da UFAC e do mestrado Profissionalizante em Ensino de História da mesma instituição. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Currículo e em Ensino de História.

Downloads

Publicado

2021-10-18