TRABALHO, EDUCAÇÃO E CULTURA: ELEMENTOS QUE CONSTITUEM HUMANIDADES E DESUMANIDADES
Abstract
Este estudo tem como objetivo identificar e centralidade do trabalho, como um processo humanizador através da educação, cultura, e examinar o processo humanizador que decorre de sua prática objetivada, assim como o processo de desumanização que perpassa pela alienação do trabalho e que repercute na desumanização e barbárie. Para tanto, a construção teórico-metodológica apoiou-se nos pressupostos e aforismas de Paulo Freire sobre a relação entre a educação e a arte no intuito de dialogar sobre a importância da conscientização política e estética do educador e educandos. Assim como examinar, em um movimento dialético com as relações, historicamente determinadas, o caráter ambíguo dos elementos naturais e culturais no desenvolvimento humano. Nesses termos, o papel e centralidade do trabalho foram alienados pelo progresso irrefreado da sociedade de mercado, e que abarcou também o esvaziamento de sentidos da educação e da arte. No entanto, assumimos o pressuposto de que o trabalho, sim, é uma condição que se torna fundamental para a vida humana por ser um elemento de construção de humanidades por meio da cultura e da educação.
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