https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/issue/feed Anthesis 2022-11-04T19:33:31-05:00 Prof. Dr. José Mauro Souza Uchôa cel@ufac.br Open Journal Systems <div id="journalDescription"> <p>A&nbsp;<strong>REVISTA ANTHESIS</strong>, publicação semestral do Centro de Educação e Letras do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre, recebe em fluxo contínuo artigos originais e inéditos, referentes às áreas da Letras (Linguística e Literatura) e áreas afins das Ciências Humanas, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor.&nbsp;&nbsp;</p> <p><strong>Fluxo:&nbsp;</strong>contínuo |<strong>&nbsp;Periodicidade:</strong>&nbsp;Semestral |&nbsp;<strong>Área:</strong>&nbsp;Educação, Linguística e Literatura |&nbsp;<strong>ISSN:</strong>&nbsp;2317-0824&nbsp;|&nbsp;<strong>Qualis Capes:</strong> B3 (Novo Qualis)</p> </div> https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/6309 O INTIMISMO DA ÁGUA VIVA DE CLARICE LISPECTOR: 2022-10-17T08:49:25-05:00 João Carlos de Carvalho jccfogo62@gmail.com Necy Luiza Barbosa ranigamifree@hotmail.com <p>O objetivo deste trabalho é estudar o desenvolvimento dos estudantes cegos quanto à construção de imagens mentais na formação de conceitos e sentidos na aprendizagem de Literatura; a forma como os professores usam a tecnologia assistiva como instrumento de inclusão ao estudo literário e, por fim, questiona-se a indiferença existente dentro das instituições de ensino em relação à capacidade de aprendizagem do estudante deficiente visual. Participaram como interlocutoras três alunas com cegueira congênita recém-formadas no ensino superior e uma com cegueira adquirida cursando o Ensino Médio, com idades entre 22 a 41 anos. As entrevistadas responderam a 16 questões sobre a relação que têm com a leitura de obras literárias, o ensino de literatura recebido por meio da tecnologia assistiva e como as instituições de ensino nas quais estudaram promoveram a aprendizagem. Verificou-se que cada tipo de conceito e experiência envolvem formas diferenciadas de definição e de utilização de recursos perceptivos. Foram identificadas particularidades quanto à formação de conceitos das estudantes com cegueira congênita distintos da com cegueira adquirida na aquisição do conhecimento, evidenciando a pluralidade de aquisição e expressão de conceitos. Este estudo mostrou que a inclusão de pessoas cegas na vida escolar foi difícil no passado e continua sendo no presente.</p> 2022-11-04T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/6158 A LÍNGUA DE SINAIS CASEIRA SOB O PRISMA DO MODELO DE CONSTRUÇÃO ANALÓGICA DE ICONICIDADE LINGUÍSTICA 2022-07-08T12:45:03-05:00 Ivanete de Freitas Cerqueira ivanete.cerqueira@gmail.com <p>O Brasil, país multilíngue, apresenta uma enorme variedade de línguas faladas e de sinais. No tocante às últimas, ainda existem locais onde a Libras (Língua Brasileira de Sinais) não é utilizada. É o caso de Surdos que&nbsp; se comunicam por meio das Línguas de Sinais Caseiras (LS-Cas). Assim, devido a seu teor fortemente motivado, propusemo-nos a descrever a iconicidade presente nesses sistemas, com base no Modelo de Construção Analógica de Iconicidade Linguística. Neste trabalho, foram utilizados dados provenientes de informantes surdos, os quais foram eliciados por meio da Técnica de Nomeação Espontânea. Quanto aos resultados, pudemos constatar que todos os sinais da Língua LS-Cas são constituídos dos parâmetros: Configuração de mãos, Movimento, Ponto de Articulação, Orientação e Expressão Não-Manual. Ademais, a formação desses sinais segue as mesmas etapas descritas no modelo: seleção, esquematização e codificação, o que nos mostra um nível de organização satisfatório na LS-Cas, no que tange à combinação de parâmetros e, consequente, formação dos sinais.</p> 2022-11-04T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/6042 LEITURA E ESCRITA DO GÊNERO TEXTUAL NOTÍCIA NO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO 2022-07-08T12:34:14-05:00 Laís dos Santos Bezerra. laisdossantosbezerra2016@gmail.com Rebeka da Silva Aguiar rebeka.aguiar@unir.br <p>Este artigo apresenta uma proposta didática para o primeiro ano do ensino médio, com vistas à ampliação das competências da leitura e escrita do gênero textual notícia, na disciplina de Língua Portuguesa. Para a elaboração do trabalho, inspiramo-nos no modelo de sequência didática, em conformidade com as orientações de Schneuwly e Dolz (2004). A metodologia observa a abordagem qualitativa e se caracteriza como descritiva e analítica. Em termos teóricos, o estudo se fundamenta na teoria sociointeracionista, que concebe o ensino de língua como ação social e como prática de interação entre os indivíduos (ANTUNES, 2003; MARCUSCHI, 2003; WITTKE, 2018). O estudo também se apoia nas diretrizes dos <em>Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio</em> (2000), nas <em>Orientações Curriculares Nacionais</em> (2006) e na <em>Base Nacional Comum Curricular</em> (2017). A principal contribuição desta proposta evidencia que as aulas de Língua Portuguesa devem ser planejadas e ministradas, com base nos diversos textos, que circulam socialmente, com a finalidade de ampliar as competências da leitura e escrita do estudante.</p> 2022-11-04T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/6099 ENCONTROS DAS NARRATIVAS (AUTO)BIOGRÁFICAS NA HISTÓRIA E NA EDUCAÇÃO 2022-07-08T12:36:06-05:00 Caio Corrêa Derossi derossi.caio@gmail.com <p>O artigo de natureza bibliográfica e de abordagem qualitativa, visou propor alguns apontamentos sobre a caracterização das narrativas (auto)biográficas nos campos da História e da Educação, em seus fazeres científicos de produção do conhecimento, observando as particularidades de cada área, seus limites e suas possibilidades. Assim, com base na literatura especializada, pode-se pensar, vislumbrando a importância do sujeito na produção dos saberes e da crítica epistemológica a um entendimento de ciência moderna, que as narrativas constituem objetos e fontes potentes para os professores e pesquisadores de História e da Educação.</p> 2022-11-04T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/4641 REVISTAS NA ESCOLA: UMA PRÁTICA SITUADA DE LINGUAGEM NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA 2022-03-15T12:05:41-05:00 Alana Silveira da Silva alanasilveira@outlook.com Luana Ewald luanaewald@gmail.com <p>Objetiva-se discutir o estudo situado da língua portuguesa no contexto escolar, a partir de práticas desenvolvidas na educação básica por uma bolsista de iniciação à docência (bolsista de ID) do Subprojeto Letras-Português do PIBID UNIVERSIDADE<a href="#_ftn1" name="_ftnref1">[1]</a>. Para atingir esse objetivo, busca-se realizar, por meio de um estudo qualitativo com um olhar etnográfico, uma reflexão a partir de um recorte do relato de experiências vivenciadas pela bolsista de ID. Diante das discussões propostas neste estudo, concebe-se o trabalho por meio de projetos de letramento e sequências didática como importantes metodologias pedagógicas para envolver estudantes nos usos socialmente situados da língua na escola.</p> <p>&nbsp;</p> <p><a href="#_ftnref1" name="_ftn1">[1]</a> A fim de mantermos a autoria sigilosa neste artigo, para sua avaliação entre os pareceristas, não iremos nomear a universidade em que o projeto foi desenvolvido.</p> 2022-11-04T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2022 https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/4473 NOTAS SOBRE A CONSTRUÇÃO DAS ESPACIALIDADES POÉTICAS EM “AS MARGENS DA ALEGRIA” E “OS CIMOS”, DE JOÃO GUIMARÃES ROSA 2022-07-07T09:56:23-05:00 Walace Rodrigues novowalace@hotmail.com Márcia Maria Soares de Souza Santos marciamarianp@hotmail.com <p class="western" align="justify"><a name="__DdeLink__511_872515356"></a> <span style="font-size: medium;"><span style="color: #000000;"><span style="font-family: Times New Roman, serif;">Este presente artigo busca relatar o modo como João Guimarães Rosa trabalha o ambiente em que o homem vive, depende dele para existir e também coexistir. Para isso, valemo-nos de dois contos deste autor: “As margens da alegria” e “Os Cimos”, ambos os textos da coletânea “Primeiras estórias”. O menino, que faz parte dos dois contos, descobre que para uns serem felizes outros têm que ser extinguidos ou mudar de ambiente. O conto “As margens da alegria” revela-nos as observações do menino em meio a um ambiente em transformação exterior e interior. No conto “Os cimos”, Guimarães Rosa retoma o menino já aparentemente crescido e em um encontro com a natureza. Este trabalho tem cunho qualitativo e trata-se de uma pesquisa bibliográfica a partir de leituras realizadas. Temos como objetivo entender a construção dos contos acima citados a partir de suas paisagens poéticas. Observamos que Guimarães Rosa cria para si um “mecanismo espacial poético” próprio e que enriquece sobremaneira toda sua obra.</span></span></span></p> 2022-11-04T00:00:00-05:00 Copyright (c) 2022