https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/issue/feedAnthesis2024-07-25T01:17:24-05:00Prof. Dr. José Mauro Souza Uchôacel@ufac.brOpen Journal Systems<div id="journalDescription"> <p>A <strong>REVISTA ANTHESIS</strong>, publicação do Programa de Pós-graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens (PPEHL) ligado ao Centro de Educação e Letras (CEL), do Campus Floresta da Universidade Federal do Acre (Ufac), recebe em fluxo contínuo artigos originais e inéditos, referentes às áreas de Ensino, Letras (Linguística e Literatura) e áreas afins das Ciências Humanas, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. O texto deve ser apresentados em conformidade com <a href="https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/libraryFiles/downloadPublic/62" target="_blank" rel="noopener">o <em>tamplate</em></a>. </p> <p><strong>Fluxo: </strong>contínuo | <strong>Área:</strong> Educação, Linguística e Literatura | <strong>ISSN:</strong> 2317-0824 | <strong>Qualis Capes:</strong> C</p> </div>https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/7802A divisão dos poderes e a supremacia do legislativo no “Segundo Tratado sobre o Governo” de John Locke2024-07-25T01:17:24-05:00Manoel Coracy Saboia Diasmanoel.coracy.saboia.dias@gmail.com<p>O presente trabalho tem como objetivo discutir o tema em epígrafe, na tentativa de esboçar problemas acerca dos fundamentos do ideário democrático contemporâneo, das formas de governo, do regime do consenso (leia-se: constitucional), do princípio da maioria e da representatividade, da legalidade do poder da paz social, da liberdade individual condicionada pelo sistema jurídico e, acerca do problema dos direitos humanos e do exercício da cidadania. Quanto às opções teóricas, metodológicas e recortes, este trabalho por ser eminentemente bibliográfico, tem como fulcro os <em>Dois Tratados sobre o Governo</em>, de John Locke, notadamente, o <em>Segundo Tratado sobre o Governo</em>, bem como os estudos explanatórios relativos ao tema. Em seu conjunto, o trabalho procura corroborar a hipótese de que a Teoria Política de John Locke faz sentido não obstante às dificuldades de fazer valer a supremacia do Legislativo em face dos demais poderes do Estado Democrático de Direito.</p>2024-07-25T00:00:00-05:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/6334O presidente negro2024-01-29T21:27:22-05:00Wellington Fiorucifioruci@professores.utfpr.edu.brAline Marinsalimarins@hotmail.com<p>Este estudo apresenta uma abordagem estilístico-ideológica da linguagem de Monteiro Lobato no romance <em>O presidente negro</em>, visando a uma compreensão mais ampla de sua poética no que diz respeito à intenção do autor em relatar determinados aspectos temáticos presentes na sociedade brasileira. Analisa também, sob a perspectiva de um escritor pré-moderno, o interesse do autor em conhecer a cultura estadunidense de forma a servir como modelo sociopolítico para o desenvolvimento do país.</p> <p> </p>2024-07-25T00:00:00-05:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/6799Análise da tradução livre na obra “Casa Tomada” traduzida por Remy Gorga Filho2024-02-02T10:18:24-05:00Claudio Oliveiraclaudioliveira10@gmail.comGillana Guimarãesgillana.guimaraes@sou.ufac.brRaqueliane Gomesraqueliane.gomes@sou.ufac.br<p>Este trabalho tem como objetivo analisar a tradução do espanhol para o português brasileiro da obra “Casa Tomada”, realizada por Remy Gorga Filho. O conto se faz presente na coletânea <em>Bestiário</em>, escrita pelo escritor argentino Julio Cortázar em 1986. Abordaremos a relação entre a obra e Cortázar, o foco narrativo e as estratégias de tradução utilizadas pelo tradutor. Alguns resultados obtidos apontam que, na tradução de Remy Gorga Filho, prevalece o caráter literário do texto fonte, garantindo a permanência do gênero fantástico, elementos mágicos, o foco narrativo e o discurso direto. Todorov (1976) dá suporte teórico para alguns elementos da narrativa, Cardellino e Costa (2008) abordam a literatura cortazariana e Borges (2000) discorre sobre a arte de traduzir.</p>2024-07-25T00:00:00-05:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/7178Eros e algumas de suas curiosas manifestações2024-07-09T17:04:24-05:00Cássio Mirandacassioedu@ufpi.edu.br<p>Este ensaio tem como finalidade apresentar as variadas manifestações do discurso erótico. Para tanto, faz uma breve incursão conceitual em torno do tema para, em seguida, circunscrevê-lo como discurso. Por fim, faz uma discussão panorâmica em torno da passagem dos modos de controle religioso sobre o sexo para o estabelecimento de uma moral sexual civilizada baseada nos parâmetros da ciência médica positivista.</p>2024-07-25T00:00:00-05:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/7758O ensino de literatura em tempos de (des)humanização2024-07-10T19:12:36-05:00João Carlos de Souza Ribeirojoao.ribeiro@ufac.br<p>O presente artigo visa promover uma reflexão crítica a partir das considerações basilares de Antonio Candido acerca do poder humanizador da literatura, expostas em seu texto modelar intitulado <em>O direito à literatura</em>, que integra a obra <em>Vários Escritos</em> (2017). Em tempos de ciberização da realidade circundante, que tende a relativizar o <em>modus operandi</em> da leitura, estabelecendo novos parâmetros de compreensão, a literatura, quer seja vista como objeto artístico, quer seja vista como objeto disciplinar nas escolas, por meio da transmissão de seu saber, tem sido emparedada pelo transcurso de desumanização das subjetividades envolvidas no processo ensino-aprendizagem e que, formadoras de bolhas informacionais, não a reconhecem como fonte de autodesvelamento do ser.</p>2024-07-25T00:00:00-05:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/7205 Prolegômenos acerca do estatuto descritivo-teórico em relação aos verbos posicionais em tenetehára (tupí-guaraní)2024-02-01T10:38:10-05:00Ricardo Campos de Castroricardorrico@uol.com.brAdamor Cordeiro Batistaadamor.batista@ufac.br<p>Este artigo tem como objetivo analisar o estatuto de verbos posturais (posicionais) na língua Tenetehára (Tupí-Guaraní). Descritivamente, estes predicados são auxiliares e ocorrem após o objeto (ordem VS(O) aux). Até o presente momento, identificamos três verbos posicionais em Tenetehára: pà “estar deitado, estar em posição horizontal”; ‘<em>in</em> “estar sentado, estar em posição não estendida e ‘<em>am</em> “estar em pé”. O propósito deste trabalho é ser um ponto de partida para uma investigação mais detalhada acerca das propriedades morfossintáticas dos verbos posicionais em Tenetehára.</p>2024-07-25T00:00:00-05:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/7750A condição órfica e solidária da poesia contemporânea2024-07-04T14:41:00-05:00João Carlos de Carvalhojccfogo62@gmail.com<p>A poesia lírica moderna surge de rupturas tênues ou abruptas, entre meados do século XIX, até o início do século XX, levando ao modernismo. O sentimento de contemporaneidade se torna urgente para as novas gerações de poetas que vão surgindo, mas que não as livram de um sentimento de solidão e orfandade. O artigo intenta problematizar alguns aspectos importantes da relação entre os pais fundadores das experimentações vanguardistas e seus supostos epígonos. A grande explosão de vertentes na poesia lírica do século XX, ou seu diálogo com instâncias épicas e narrativas, promoveu uma renovação extraordinária em vários níveis. Os poetas mais recentes, que surgem da década de 1960 para cá, após a dissolução pós-moderna, encontram nas vozes do passado o esteio para novas e desconcertantes formas de expressão em um universo de referentes tão dissolutos, por meio da solidariedade de acenos. Signo e silêncio seguem unidos nesse sentido. Exemplificação com o poeta brasileiro Armando Freitas Filho.</p>2024-07-25T00:00:00-05:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/7794Estratégias de uso do livro didático de língua inglesa no ensino médio2024-07-24T04:11:59-05:00José Mauro Souza Uchôajose.uchoa@ufac.brHernen Jean da Souza Costahernen.costa@sou.ufac.br<p>O presente estudo consiste em uma pesquisa realizada com professoras de língua inglesa de três escolas de ensino médio em Cruzeiro do Sul, Acre. O objetivo foi analisar o uso do livro didático de língua inglesa, observando as estratégias utilizadas como recurso didático, embasando-se na BNCC em autores que investigam a aplicabilidade do livro didático em sala de aula. A metodologia adotada vem da pesquisa qualitativa e a estratégia para geração dos dados foi o questionário aplicado para três professoras da rede pública de ensino via Google Formulários. Foi realizado o reconhecimento do livro didático de língua inglesa atualmente utilizado pela escola, a frequência de uso pelos professores para ministrar suas aulas e suas considerações acerca dessa ferramenta. Ao término da pesquisa, constatou-se que a maioria dos professores investigados utiliza o livro didático de língua inglesa em sala de aula para desenvolver atividades de leitura e exercícios de fixação, a fim de complementar o processo de ensino-aprendizagem.</p> <p> </p>2024-07-25T00:00:00-05:00Copyright (c) 2024 https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/6754Conhecimento científico versus o senso comum2024-07-08T09:31:46-05:00Iara Souza da Silvaiara.silva@sou.ufac.brJosé Alcimar Barreto da Silva josealcimarbarreto@gmail.comMariozan Nunes Ferreiranunesmariozan1@gmail.com<p>O artigo proposto tem como objetivo refletir sobre o processo hegemônico do conhecimento científico em relação ao senso comum, contribuindo para a discussão existente sobre essa temática, bem como para a realização de novas pesquisas. Além disso, busca-se também promover a reflexão sobre os diferentes saberes epistemológicos que permeiam nossa vida cotidiana, acadêmica e profissional. Baseia-se na literatura estudada na disciplina de Fundamentos Epistemológicos do Mestrado em Letras e Letras da Universidade Federal do Acre – UFAC, com aporte em autores como: Souza (1989; 2008), Freire (1996), Morin (2000), dentre outros. Como metodologia, optamos pela revisão bibliográfica, numa perspectiva crítica, a partir de textos publicados em periódicos disponíveis on-line. Como resultado se obteve que há uma forte interseção na importância do conhecimento científico, caracterizado na perspectiva da ciência como verdade absoluta e inquestionável. No entanto, a literatura nos convida a repensar a produção do conhecimento ao romper com o paradigma dominante e reconhecer que os cientistas fazem parte de uma comunidade que utiliza constantemente o conhecimento derivado do senso comum. Apesar do poder dado à ciência pela própria ciência, ela não deve ser considerada como verdade absoluta e final.</p> <p> </p> <p><strong>Palavras-chaves:</strong> Senso comum; Conhecimento científico; Saberes. </p>2024-07-25T00:00:00-05:00Copyright (c) 2024