Sobre a Revista

Foco e Escopo

A Revista Anthesis publicará artigos originais e inéditos, eferentes às áreas de Ensino, Letras (Linguística e Literatura) e áreas afins das Ciências Humanas, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor. Os textos devem ser apresentados em conformidade com o tamplate da revista Anthesis

 

Processo de Avaliação pelos Pares

Os trabalhos deverão ser enviados a Comissão Editorial, via Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), que os submeterá ao juízo do Conselho Editorial, para verificação de adequação à política editorial da revista e do cumprimento de exigências normativas. Os artigos serão encaminhados, sem identificação, a no mínimo dois avaliadores externos. No caso de discrepância avaliativa será enviado a um terceiro parecerista. O nome dos avaliadores será mantido em sigilo. Os artigos deverão lhe ser destinados com exclusividade.

Política de Acesso Livre

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

Sponsors

  • Ufac

Histórico do periódico

A Revista de Letras e Educação da Amazônia Sul-Ocidental (Anthesis - ISSN: 2317-0824) foi fundada no ano de 2012, vinculada ao Centro de Educação e Letras – CEL – campus Floresta da Universidade Federal do Acre, e não era, inicialmente, gerenciada pelo Open Journal System (OJS), processo efetivado a partir do segundo semestre do ano de 2013.  A Revista Anthesis até 2022, operava com publicações semestrais, publicando artigos originais e inéditos, referentes às áreas de Letras (Linguística e Literatura) e áreas afins das Ciências Humanas, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor.  Por problemas operacionais e redefinições dos procedimentos editoriais, o fluxo de publicações do ano de 2023 atrasou, retornando agora, com nova dinâmica e redefinições no fluxo editorial.

Com muita alegria, apresentamos, com nossas desculpas pelo atraso, o Volume 10  da Revista Anthesis, uma edição que reúne trabalhos submetidos entre os anos de 2022 e 2023, que foram  avaliados, e, em alguns casos, devolvidos aos autores para correções obrigatórias.

A partir deste ano de 2024,  a Anthesis implementará a modalidade de publicação em fluxo contínuo. Esta é a principal inovação da revista, que, a partir de julho do ano de 2023, passou a ser gerida sob a responsabilidade do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Humanidades e Linguagens – PPEHL, com novo corpo editorial e protocolos alinhados ao propósito de promover uma melhor editoração e publicação de resultados das pesquisass científicas.

A condição de fluxo contítnuo significa que uma vez aprovados e cumpridos todos os trâmites de correção, os artigos podem ser publicados isoladamente. Com essa decisão, esperamos diminuir ainda  mais o espaço de tempo entre a aprovação definitiva dos textos e sua publicação.

O PPEHL, ao qual a Revista está vinculada, é um programa de pós-graduação stricto sensu que tem como objetivo aprimorar a formação continuada dos professores, mediante o exercício de atividades de pesquisa aplicada e o desenvolvimento da prática pedagógica, nas áreas de Humanidades e Linguagens, nas quais a reflexão sobre o seu exercício profissional e as suas concepções/crenças e/ou representações sobre o ensino, a aprendizagem e o conhecimento serão privilegiadas. Isso posto, é desejável que o foco principal da Anthesis seja o acolhimeno de trabalhos que versem sobre o ensino, em suas múltiplas dimensões, mantendo-se, contudo, aberta a recepções de trabalhos sobre temáticas variadas, como os das áreas de Letras, Linguística e áreas afins das Ciências Humanas, considerando a linha editorial da Revista, tratamento dado ao tema, consistência e rigor.