CONSIDERAÇÕES SOBRE OS ENSINAMENTOS ANTIAUTORITÁRIOS DE PAULO FREIRE

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumo

Este escrito busca pensar como o pensamento de Paulo Freire (1921-1997) podem ser encarados como antiautoritários, não somente no sentido de buscarem formar cidadãos críticos de suas realidades opressoras, mas também contra a educação tradicional brasileira tão autoritária. Nosso estudo para este artigo foi baseado em uma bibliografia ligada aos temas freireanos e nossa análise foi basicamente reflexiva. Os resultados deste escrito revelam a mudança de rota que Paulo Freire trouxe para a educação brasileira como um todo foi revolucionária, levando-nos a valorizar o diálogo, a liberdade e as experiências de vida dos educandos. Neste caminho, a educação acaba por ser um mecanismo revolucionário de criticidade e de busca para superar fragilidades sociais, políticas, educacionais, entre tantas outras.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Doutor em Humanidades (área de Antropologia da Arte), mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios e mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea pela Universiteit Leiden (Países Baixos). Pós-graduado (lato sensu) em Educação Infantil pelo Centro Universitário Barão de Mauá. Licenciado pleno em Educação Artística pela UERJ. Professor Adjunto da Universidade Federal do Tocantins (UFT).

Downloads

Publicado

2021-10-18

Como Citar

Rodrigues, W. (2021). CONSIDERAÇÕES SOBRE OS ENSINAMENTOS ANTIAUTORITÁRIOS DE PAULO FREIRE. Anthesis, 9(18), 96–106. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/5149