MULHERES ARTISTAS VISUAIS NA ARTE ATUAL: O CASO DE JOANA VASCONCELOS, KARA WALKER E BEATRIZ MILHAZES

Autores

  • Walace Rodrigues Universidade Federal do Tocantins - UFT Leiden Universiteit

Resumo

Este artigo tenta dar conta de entender as obras de três artistas plásticas mulheres (Joana Vasconcelos, Kara Walker e Beatriz Milhazes) utilizando teóricas mulheres, buscando as discussões dos fazeres femininos entre as mulheres dentro do campo da arte atual. Não pretendo aqui desmerecer qualquer teórico ou artista masculino, mas quero analisar as questões de identidade feminina nas artes plásticas dentro do âmbito das representações do feminino e fora de um centralismo masculino.

Biografia do Autor

Walace Rodrigues, Universidade Federal do Tocantins - UFT Leiden Universiteit

Professor Assistente da Universidade Federal do Tocantins (UFT); Leciona Arte-Educação no curso de Pedagogia; Doutorando em Humanidades pela Leiden Universiteit (Leiden, Países Baixos); Mestre em História da Arte Moderna e Contemporânea e Mestre em Estudos Latino-Americanos e Ameríndios, ambos mestrados da Leiden Universiteit (Leiden, Países Baixos); Pós-graduado Lato Sensu em Educação Infantil (Centro Universitário Barão de Mauá – SP) e Licenciado Pleno em Educação Artística pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).

Downloads

Publicado

2015-01-22

Como Citar

Rodrigues, W. (2015). MULHERES ARTISTAS VISUAIS NA ARTE ATUAL: O CASO DE JOANA VASCONCELOS, KARA WALKER E BEATRIZ MILHAZES. Anthesis, 2(4), 50–62. Recuperado de https://periodicos.ufac.br/index.php/anthesis/article/view/140

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

> >>