LETRAMENTO: UMA PROPOSTA DE ENSINO INTERDISCIPLINAR ATRAVÉS DO GÊNERO TEXTUAL ANÚNCIO PUBLICITÁRIO E O TEMA SUSTENTABILIDADE.
Resumo
Resumo: O uso dos gêneros textuais como objeto de ensino da Língua Portuguesa tem sido uma prática frequente nas escolas da Educação Básica, em nosso País, especialmente, após a publicação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), que orientam o trabalho com os gêneros, ao considerar que o estudo da diversidade de textos e discursos que circulam em nossa sociedade pode contribuir muito para a formação de alunos leitores. Neste artigo, apresentamos uma proposta de trabalho com o gênero textual Anúncio publicitário, a partir do tema Sustentabilidade, numa perspectiva de letramento, na qual o professor, como agente de letramento, proporciona ao aluno o aprendizado não só dos elementos textuais do gênero analisado, mas também a oportunidade de compreender que o uso da língua vai além do texto e na língua há um poder discursivo que produz efeitos no leitor e o transforma, modificando a visão que se tem acerca da realidade e do ambiente em que se vive e convive. A organização das atividades através de um Projeto de Ensino apresenta uma Sequência Didática para ser desenvolvida com alunos do 6º ao 9º, de forma interdisciplinar, numa junção de conteúdos das disciplinas de Língua Portuguesa e Geografia. A proposta terá como fundamentação teórica os estudos realizados pelos pesquisadores: BAKTHIN (1997), BORTONI-RICARDO (2010), KOCH (2013), MARCUCHI (2008), ROJO (2009), SANTOS (2013) e as orientações do PCN de Língua Portuguesa. O artigo está dividido em quatro partes: Introdução; Seção 2, que trata da Revisão Bibliográfica acerca do uso do gênero textual; a Seção 3 demonstra como será a prática, embasada em estudos dos teóricos e a Seção 4 descreve o processo de avaliação das atividades realizadas pelos alunos. Os resultados almejados com o estudo visam demonstrar a possibilidade de ensinar a Língua Portuguesa com foco no letramento, permitindo ao aluno o desenvolvimento de suas competências enquanto leitor e produtor de textos, e uma reflexão sobre a importância da língua na formação de uma ideia e como esta é utilizada na construção discursiva de uma cultura de um determinado grupo. No caso em estudo, a de Cultura Sustentável.
Palavras-chave: Língua Portuguesa; Gênero textual; Letramento; Anúncio publicitário; Sustentabilidade.