GÊNEROS TEXTUAIS E ENSINO: UMA PROPOSTA DE LETRAMENTO A PARTIR DO GÊNERO FÁBULA

  • Marta Ricardo Santos Universidade Federal do Acre - UFAC
  • Djalma Barbosa Enes Filho
  • Tatiane Castro dos Santos

Resumo

Este estudo apresenta uma discussão acerca dos gêneros textuais enquanto objeto de ensino nas aulas de língua portuguesa no ensino fundamental e a importância do trabalho com a diversidade de textos para o letramento dos alunos, uma vez que a inserção dos gêneros a partir da educação infantil e, principalmente, nas séries iniciais contribui para o letramento ampliando as competências mais significativas para as práticas sociais da leitura e da escrita, fazendo-se consolidar um dos objetivos do ensino de língua portuguesa, qual seja, o de formar leitores e escritores competentes. A partir dessa discussão, apresenta uma proposta de atividades a ser desenvolvida com o gênero fábula, direcionada às séries iniciais do ensino fundamental, objetivando despertar nos alunos o interesse e o prazer pela leitura, bem como possibilitar o desenvolvimento de competências leitoras e de produção textual a partir desse gênero. Como embasamento teórico apresentam-se autores como KOCH (2013), KOCH/ELIAS (2011), KARWOSKI (2011), MARCUSCHI (2010), LEAL/BRANDÃO (2007), SCHNEUWLY/DOLZ (2004), SOLÉ (1998), GERALDI (1997/2006), KATO (1990) e outros. Apoiamo-nos, ainda, nas propostas referenciadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais. O desenvolvimento do estudo se pautará na pesquisa de cunho teórico-metodológico com base em dados qualitativos, visto que a análise se pautará nas obras dos autores acima mencionados e ainda, nas propostas referenciadas nos Parâmetros Curriculares Nacionais, a fim de propor atividades de leitura e produção de textos a partir do gênero fábula. Acredita-se que a discussão teórica e a proposta aqui apresentadas podem contribuir para o aprimoramento e o gosto dos alunos pela leitura nas séries iniciais do ensino fundamental e, consequentemente, para sua formação enquanto leitor e produtor de textos, além de contribuir, com a prática pedagógica dos professores de língua portuguesa que atuam nesse nível de ensino.

 

 

Palavras-chave: gêneros textuais; ensino da língua portuguesa; letramento; fábula.

 

 

Biografia do Autor

Marta Ricardo Santos, Universidade Federal do Acre - UFAC
Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS - UFAC
Publicado
2015-06-05
Seção
Artigos