Educação Escolar Quilombola e Ensino de Sociologia

um currículo na perspectiva intelectual

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.8.2-10

Palavras-chave:

Currículos, Quilombos, Ensino de Sociologia

Resumo

Pretende-se neste trabalho abordar os aspectos de ordem teórica e metodológica que norteiam a Educação Escolar Quilombola, com ênfase no Ensino de Sociologia na perspectiva de um Currículo Intercultural, e desta forma refletir sobre os principais desafios e estratégias que propõem a conjugação do Ensino de Sociologia e os conhecimentos e saberes tradicionais dos territórios quilombolas em que as escolas estão inseridas ou que atendam uma parcela significativa de alunos oriundos destas áreas. A metodologia adotada foi uma revisão de literatura, através de uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas, periódicos e sites, além de análise documental em leis, decretos, resoluções e pareceres. A conjugação do binômio Ensino de Sociologia na Educação Escolar Quilombola e a realidade sociocultural pode ser menos conflituosa se no processo de ensino, os aspectos próximos à realidade dos alunos forem realmente mobilizados e levados em conta no processo de ensino e aprendizagem, pois os conteúdos precisam ser mediados pelo vivido. Através deste estudo, considera-se que a discussão sobre o tema deve ser continuamente construída, exigindo para isso uma maior atenção, sobretudo das políticas afirmativas da educação específica. Reconhecemos através deste estudo que o profissional habilitado para lecionar a disciplina de Sociologia tem um duplo desafio pedagógico, qual seja: o de afirmar constantemente a necessidade do ensino de Sociologia, dado o seu histórico de rupturas e continuidades na educação brasileira, e o de mobilizar os conhecimentos, práticas e saberes dos territórios quilombolas, amparadas nas legislações que orientam o ensino da Educação Escolar Quilombola. Defendemos a reestruturação do currículo escolar de forma que seja possível contemplar as narrativas, saberes e conhecimentos tradicionais de grupos historicamente subalternizados e invisibilizados ao longo do processo educacional. A mudança não refere-se apenas aos conteúdos, mas sim, ao aspecto estrutural, epistemológico e político do currículo. Torna-se urgente descolonizar a sua estrutura rígida, para que o alto grau de interferência ocasionado pelo processo de colonização, que definiu os conteúdos considerados legítimos, seja colocado em xeque, reestruturando-os e ressignificando-os.

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Biografia do Autor

Jonathan Rafael de Jesus da Silva, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Pedagogo na Escola Quilombola Estadual Professor Antônio Figueiredo da Silva (Área Rural de Macapá, Amapá). Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá (PPDGED/UNIFAP). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Amapá (2016). Graduando em Licenciatura Plena em Pedagogia no Centro Universitário Cidade Verde (UniFCV).

 

David Junior de Souza Silva, Universidade Federal do Amapá - UNIFAP

Professor da Universidade Federal do Amapá - UNIFAP. Professor Permanente do Mestrado Profissional em Estudos Sobre Cultura e Política (PPCULT/UNIFAP) e do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO/UNIFAP). E-mail: davi_rosendo@live.com.

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Publicado

2025-09-13

Como Citar

Rafael de Jesus da Silva, J., & de Souza Silva, D. J. (2025). Educação Escolar Quilombola e Ensino de Sociologia: um currículo na perspectiva intelectual. Das Amazônias, 8(2), 162–191. https://doi.org/10.29327/268903.8.2-10

Edição

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