O que é macumba para os alunos do 7° ano de uma escola estadual de tempo integral na zona leste de Manaus/AM

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.8.1-9

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Intolerância Religiosa, Colonialidade, Racismo Estrutural, Macumba

Resumo

O presente artigo objetiva refletir sobre a intolerância religiosa contra as religiões afrobrasileiras a partir de um relato de experiência sobre uma aula no Ensino Religioso que tematizou a palavra “macumba”, especificamente, buscou conhecer a percepção dos alunos sobre o termo para em seguida apresentar as possíveis etimologias da expressão e por fim, apontar como o processo colonial e o racismo moldaram o entendimento negativo sobre a palavra “macumba” e por consequência, sobre as religiões afrobrasileiras, fundamentada no cristianismo e sua cosmovisão dualista (bem e mal) na qual, a crença dos escravizados foram combatidas. Para tanto, além do relato de experiência, foi realizado também uma pesquisa de caráter bibliográfico acerca da intolerância religiosa, especificamente contra as religiões afrobrasileiras. Por fim, conclui-se neste artigo a necessidade de estudar as religiões afrobrasileiras no Ensino Religioso e colaborar na desconstrução dessas percepções negativas que expressam o racismo da sociedade brasileira, herança do processo colonial.

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Biografia do Autor

Manoel Vitor Barbosa Neto, Secretaria de Educação do Estado do Amazonas

Mestre em Ciências da Religião pela Universidade do Estado do Pará (UEPA). Professor de Ensino Religioso da Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (SEDUC-AM)

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Publicado

2025-04-05

Como Citar

Vitor Barbosa Neto, M. (2025). O que é macumba para os alunos do 7° ano de uma escola estadual de tempo integral na zona leste de Manaus/AM. Das Amazônias, 8(1), 130–146. https://doi.org/10.29327/268903.8.1-9

Edição

Seção

Religião, sociedade e fronteira

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