O que é macumba para os alunos do 7° ano de uma escola estadual de tempo integral na zona leste de Manaus/AM
DOI:
https://doi.org/10.29327/268903.8.1-9Palavras-chave:
Ensino Religioso, Intolerância Religiosa, Colonialidade, Racismo Estrutural, MacumbaResumo
O presente artigo objetiva refletir sobre a intolerância religiosa contra as religiões afrobrasileiras a partir de um relato de experiência sobre uma aula no Ensino Religioso que tematizou a palavra “macumba”, especificamente, buscou conhecer a percepção dos alunos sobre o termo para em seguida apresentar as possíveis etimologias da expressão e por fim, apontar como o processo colonial e o racismo moldaram o entendimento negativo sobre a palavra “macumba” e por consequência, sobre as religiões afrobrasileiras, fundamentada no cristianismo e sua cosmovisão dualista (bem e mal) na qual, a crença dos escravizados foram combatidas. Para tanto, além do relato de experiência, foi realizado também uma pesquisa de caráter bibliográfico acerca da intolerância religiosa, especificamente contra as religiões afrobrasileiras. Por fim, conclui-se neste artigo a necessidade de estudar as religiões afrobrasileiras no Ensino Religioso e colaborar na desconstrução dessas percepções negativas que expressam o racismo da sociedade brasileira, herança do processo colonial.
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