"Homo Technologicus"

formação docente de história e novas tecnologias

Autores

DOI:

https://doi.org/10.29327/268903.4.2-5

Resumo

Este artigo pretende pontuar considerações sobre a formação do docente em história e suas relações com as novas tecnologias, o papel das tecnologias em sala de aula e suas interações no ensino-aprendizagem para a constituição do conhecimento histórico, entendendo as possibilidades existentes no diálogo na utilização dos recursos tecnológicos, bem como aspectos sobre os considerados ‘nativos digitais’ no ensino-aprendizagem de história, percebendo suas características. No tocante aos aspectos teórico-metodológicos, esse trabalho se trata de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de cunho qualitativo. Tem por base os trabalhos Aprendizagem histórica no ensino de História: algumas considerações, de Lídia Baumgarten (2017), O ensino de História e as novas tecnologias: da reflexão à ação pedagógica, de Mary Jones Ferreira de Moura (2009), além de outros trabalhos acadêmicos, como artigos científicos, livros sobre a temática e correlatos. Pode-se observar perspectivas sobre a formação docente e as suas relações com as novas tecnologias, as transformações ocorridas nos alunos e suas relações com o ensino-aprendizado de História.

PALAVRAS-CHAVE: Formação docente. Novas tecnologias. História. Ensino-aprendizagem.

 

 

Biografia do Autor

Ramon Nere de Lima, Universidade da Integração Latino-americana (UNILA)

Mestrando em História pela Universidade da Integração Latino-americana (UNILA). Pós-graduado em Tecnologias Digitais Aplicadas à Educação, Metodologia de Ensino de História e Gestão Pública pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Bacharel em Ciência Política pelo Centro Universitário (UNINTER). Licenciando em História pela Universidade Federal do Acre (UFAC). Graduando emm Direito pela Universidade Federal do Acre (UFAC). 

Downloads

Publicado

2021-12-16

Como Citar

Nere de Lima, R. . (2021). "Homo Technologicus": formação docente de história e novas tecnologias. Das Amazônias, 4(2), 29–39. https://doi.org/10.29327/268903.4.2-5