"Homo Technologicus"
formação docente de história e novas tecnologias
DOI:
https://doi.org/10.29327/268903.4.2-5Resumo
Este artigo pretende pontuar considerações sobre a formação do docente em história e suas relações com as novas tecnologias, o papel das tecnologias em sala de aula e suas interações no ensino-aprendizagem para a constituição do conhecimento histórico, entendendo as possibilidades existentes no diálogo na utilização dos recursos tecnológicos, bem como aspectos sobre os considerados ‘nativos digitais’ no ensino-aprendizagem de história, percebendo suas características. No tocante aos aspectos teórico-metodológicos, esse trabalho se trata de uma pesquisa descritiva, bibliográfica e de cunho qualitativo. Tem por base os trabalhos Aprendizagem histórica no ensino de História: algumas considerações, de Lídia Baumgarten (2017), O ensino de História e as novas tecnologias: da reflexão à ação pedagógica, de Mary Jones Ferreira de Moura (2009), além de outros trabalhos acadêmicos, como artigos científicos, livros sobre a temática e correlatos. Pode-se observar perspectivas sobre a formação docente e as suas relações com as novas tecnologias, as transformações ocorridas nos alunos e suas relações com o ensino-aprendizado de História.
PALAVRAS-CHAVE: Formação docente. Novas tecnologias. História. Ensino-aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Ramon Nere de Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.